CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO: O USO DO PADLET NAS AULAS DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90606

Resumo

O presente trabalho aborda os desafios enfrentados na era digital, destacando a necessidade de superar a fragmentação das informações na internet para promover a inteligência coletiva. Diante desse cenário, desenvolveu-se uma proposta pedagógica que incentivou a curadoria digital dos estudantes, utilizando a plataforma Padlet nas aulas de literatura, tendo como base o letramento digital. Os objetivos incluíram praticar a curadoria digital, promover o letramento digital por meio da compreensão crítica das obras literárias e utilizar de forma eficaz ferramentas digitais para pesquisa e compartilhamento de conteúdo. O uso do Padlet resultou em uma proposta pedagógica eficaz, desenvolvendo habilidades de pesquisa, avaliação de fontes e colaboração entre os alunos. A pesquisa envolveu uma revisão de literatura para identificar estudos relevantes sobre curadoria digital, uso do Padlet nas aulas de língua portuguesa e letramento digital, para tanto buscamos conhecer os estudos de Garcia e Czeszak (2019), Sylvestre (2021), Nunes, Souza e Barcellos (2022), Valente (2022) e Costa e Júnior (2020), além disso, foi elaborada e aplicada uma proposta pedagógica que envolveu conteúdos da disciplina Literatura, a ser desenvolvida com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, no Colégio Estadual João Queiroz, no município de Tapiramutá – Ba, pertencente ao Piemonte do Paraguaçu. Optou-se por uma abordagem qualitativa devido a sua capacidade de proporcionar uma compreensão mais profunda e contextualizada do ambiente educacional. Esta produção pode contribuir significativamente para o aperfeiçoamento das teorias educacionais, bem como para construção/adaptação de outras práticas pedagógicas, com vistas a melhorar a aprendizagem dos alunos.

 

Biografia do Autor

Josiane da Cruz Lima Ribeiro, UFBA

Mestra em Educação e Diversidade pela Uneb, possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Especialização em Estudos Literários (UNEB), Especialização em Técnicas e Planejamento de Ensino, Especialização em Gestão Escolar (UFBA), Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias. Membro do Grupo de Pesquisa Culti-VI (UNEB-Campus IV). Atualmente é professora da Escola Municipal São Sebastião e professora do Colégio Estadual João Queiroz. 

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, UFBA

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia- UFBA, Departamento de Educação I, área de Educação Especial e Tecnologia Assistiva e credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFBA) e em Ciências da Reabilitação (PPGReab/UFBA) do Instituto multidisciplinar de Reabilitação e Saúde da Universidade Federal da Bahia. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). Mestrado em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília (2015). Programa de Pós-Graduação em Educação. Área: Ensino na Educação Brasileira, Linha de pesquisa: Educação Especial. Especialista em Educação Especial em uma abordagem inclusiva (2010) pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM e Mídias na Educação (2010) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Psicóloga pela Universidade de Guarulhos (1996). Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997). Atua na formação de professores e assessoramento pedagógico. Tem experiência na área de Pedagogia, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Educação Especial e Inclusiva, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a aprendizagem na Educação Básica e Superior.

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Publicado

01-08-2025

Como Citar

RIBEIRO, Josiane da Cruz Lima; MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ, Fernanda. CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO: O USO DO PADLET NAS AULAS DE LITERATURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.90606. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90606. Acesso em: 25 ago. 2025.