CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO: O USO DO PADLET NAS AULAS DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90606Resumo
O presente trabalho aborda os desafios enfrentados na era digital, destacando a necessidade de superar a fragmentação das informações na internet para promover a inteligência coletiva. Diante desse cenário, desenvolveu-se uma proposta pedagógica que incentivou a curadoria digital dos estudantes, utilizando a plataforma Padlet nas aulas de literatura, tendo como base o letramento digital. Os objetivos incluíram praticar a curadoria digital, promover o letramento digital por meio da compreensão crítica das obras literárias e utilizar de forma eficaz ferramentas digitais para pesquisa e compartilhamento de conteúdo. O uso do Padlet resultou em uma proposta pedagógica eficaz, desenvolvendo habilidades de pesquisa, avaliação de fontes e colaboração entre os alunos. A pesquisa envolveu uma revisão de literatura para identificar estudos relevantes sobre curadoria digital, uso do Padlet nas aulas de língua portuguesa e letramento digital, para tanto buscamos conhecer os estudos de Garcia e Czeszak (2019), Sylvestre (2021), Nunes, Souza e Barcellos (2022), Valente (2022) e Costa e Júnior (2020), além disso, foi elaborada e aplicada uma proposta pedagógica que envolveu conteúdos da disciplina Literatura, a ser desenvolvida com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, no Colégio Estadual João Queiroz, no município de Tapiramutá – Ba, pertencente ao Piemonte do Paraguaçu. Optou-se por uma abordagem qualitativa devido a sua capacidade de proporcionar uma compreensão mais profunda e contextualizada do ambiente educacional. Esta produção pode contribuir significativamente para o aperfeiçoamento das teorias educacionais, bem como para construção/adaptação de outras práticas pedagógicas, com vistas a melhorar a aprendizagem dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).