ETNOASTRONOMIA COMO EIXO TEMÁTICO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.80529Resumo
Este artigo examina ações educacionais sobre o tema da etnoastronomia que foram realizadas para alunos em diferentes contextos escolares em 2023. Desta forma, este é um trabalho exploratório de natureza interdisciplinar, com o intuito de investigar as possibilidades pedagógicas do trabalho didático com a astronomia cultural. Para fundamentar a investigação e estabelecer os principais referenciais teóricos acerca dos temas em foco, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio de trabalhos acadêmicos a respeito, encontrados pela ferramenta de busca do “Google Acadêmico”. Um questionário com quatro perguntas abertas, que foi elaborado para averiguar as concepções dos presentes sobre os temas abordados, foi respondido por estudantes da educação básica que assistiram às apresentações. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância do trabalho com tópicos de etnoastronomia junto ao ensino de ciências, tanto como elemento de motivação dos estudantes para o processo de aprendizagem de astronomia, quanto para formar cidadãos conscientes da importância da valorização da diversidade cultural. Em particular, o estudo da história do desenvolvimento de conhecimentos astronômicos produzidos por diferentes povos e culturas mostrou ser um assunto de interesse de muitos alunos que participaram das ações realizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).