ETNOASTRONOMIA COMO EIXO TEMÁTICO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.80529

Resumo

Este artigo examina ações educacionais sobre o tema da etnoastronomia que foram realizadas para alunos em diferentes contextos escolares em 2023. Desta forma, este é um trabalho exploratório de natureza interdisciplinar, com o intuito de investigar as possibilidades pedagógicas do trabalho didático com a astronomia cultural. Para fundamentar a investigação e estabelecer os principais referenciais teóricos acerca dos temas em foco, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio de trabalhos acadêmicos a respeito, encontrados pela ferramenta de busca do “Google Acadêmico”. Um questionário com quatro perguntas abertas, que foi elaborado para averiguar as concepções dos presentes sobre os temas abordados, foi respondido por estudantes da educação básica que assistiram às apresentações. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância do trabalho com tópicos de etnoastronomia junto ao ensino de ciências, tanto como elemento de motivação dos estudantes para o processo de aprendizagem de astronomia, quanto para formar cidadãos conscientes da importância da valorização da diversidade cultural. Em particular, o estudo da história do desenvolvimento de conhecimentos astronômicos produzidos por diferentes povos e culturas mostrou ser um assunto de interesse de muitos alunos que participaram das ações realizadas.

Biografia do Autor

Bruna Souza de Medeiros Nunes, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Licencianda em Física pelo IFSP-Caraguatatuba

Ryan Nepomuceno Montemor, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

NUNES, Bruna Souza de Medeiros; MONTEMOR, Ryan Nepomuceno; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. ETNOASTRONOMIA COMO EIXO TEMÁTICO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.80529. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/80529. Acesso em: 25 ago. 2025.