GRUPOS DE DISCUSSÃO COM JOVENS TOCANTINENSES, MARANHENSES E PARAENSES SOBRE UMA BOA ESCOLA IBERO-AMERICANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91595

Resumo

O trabalho resulta da pesquisa de Tese vinculada à perspectiva da etnopesquisa-ação e etnopesquisa-formação de base fenomenológica, com método de análise de “conteúdo fixadores de experiências”, com aportes de “grupos de discussão” com 17 jovens, para apreender o “sentido de escola” na análise hermenêutica interpretacionista intercriticamente implicada. Para nós, da/na Amazônia tocantina, a educação de jovens é uma questão importante que no doutoramento buscamos tensionar os problemas educacionais regionais. Nossa problemática perpassa pelo sentido da “boa escola” para os jovens das escolas públicas da/na região amazônica tocantina. A partir da pesquisa com os jovens, construímos as “noções subsunçoras” para a elaboração da Tese a escola pública do “bem viver” para jovens. Nossa imersão possibilitou ouvir jovens das escolas públicas da/na localizadas nas cidades de Tocantinópolis/TO, Imperatriz/MA e Marabá/PA, para responderem à questão norteadora “o que é a escola, para você?”. A partir da análise dos etnotextos, identificamos as similitudes, criamos a nuvem de palavras, as unidades de significados para a construção das 3 noções subsunçoras da Tese (1. Escola lugar de ser/estar jovem; 2. Escola formação para/com/de jovens; 3. Escola interrelação de jovens. A Tese reflete a “boa escola” como aquela em que jovens possuem oportunidade de apreender e acessar conhecimentos de qualidade referenciados culturalmente. Uma boa escola como ambiência de aprendizado, conhecimento e relação com o mundo. Uma escola formativa e de preparação para a vida, na qual os jovens interagem, dialogam, se encontram e constroem amizades.

Biografia do Autor

Marcos Irondes Coelho de Oliveira, SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS

Doutor em Educação na Amazônia pela UFT (Rede EDUCANORTE). Mestrado em Educação pela UFT (2018). Graduação em Pedagogia pela UNITINS (2001). Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagens pela Sociedade de Educação Continuada (2006) e Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade EJA pelo IFTO (2009). Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Pesquisador da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Transhomocultura (ABETH). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (GEPCE/Minorias). Parecerista "ad hoc" das revistas Teias/UERJ, Espaço do Currículo/UFPB, Revista Prática Docente/IFMT, Revistas Tear/IFRS, Revista Cenas Educacionais/UNEB, Revista Docentes - SEDUC/CE, Revista Brasileira de Estudos da Homocultura - REBEH/UFMT, Revista Brasileira de Educação do Campo/UFT e publicações da EdUFT. É Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins e Professor do Curso de Pedagogia da UFT. Tem experiência na área de educação, com ênfase em currículo da educação básica, formação de professores e diversidade.

José Damião Trindade Rocha, UFT

PósDoc. UEPA, Doutor UFBA, Mestre UFG. Docente do PPPGE UFT Líder do grupo de pesquisa Gepce/minorias.

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Publicado

01-08-2025

Como Citar

COELHO DE OLIVEIRA, Marcos Irondes; JOSÉ DAMIÃO TRINDADE ROCHA. GRUPOS DE DISCUSSÃO COM JOVENS TOCANTINENSES, MARANHENSES E PARAENSES SOBRE UMA BOA ESCOLA IBERO-AMERICANA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.91595. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91595. Acesso em: 25 ago. 2025.