INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.92081Resumen
Edição n° 9, v. 1
Citas
ALVES VICENTE, Ana Carolina; VENTURA CHINELLI, Maura; MONTEIRO MARQUES, Marcelo. PODEXPERIMENTAR: PRODUZINDO PODCASTS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83326. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83326 . Acesso em: 29 maio. 2025.
BOT, Guiullianna; ETHIÉNNE ESTEVES DOS SANTOS, Katia. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POTENCIALIZANDO A PESQUISA: FERRAMENTAS PARA A ESCRITA ACADÊMICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–17, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83222. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83222 . Acesso em: 29 maio. 2025.
CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Estudar e aprender com o ChatGPT. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11140. Acesso em: 30 maio. 2025.
CONTE, Elaine; DOMINGOS MATINDINGUE, Américo; CONTE SPERB, Leonardo. EXPLORANDO AS TEIAS DIGITAIS E REDES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.82360. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/82360 . Acesso em: 29 maio. 2025.
COSTA, LORENA ANDRADE; COUTINHO, FRANCISCO ÂNGELO. CHATGPT E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILBERT SIMONDON . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83788. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83788 . Acesso em: 29 maio. 2025.
DA SILVA BRITO, Luciana Helena; RODRIGUES REZENDE, Márcia Ambrósio. IA E O USO DAS IMAGENS NAS APRENDIZAGENS COLABORATIVAS E INCLUSIVAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–25, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83216. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83216 . Acesso em: 29 maio. 2025.
DA SILVA NUNES, MARIA DO AMPARO; MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO. IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EQUIDADE E DESAFIOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–19, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83188. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83188 . Acesso em: 29 maio. 2025.
DA SILVA, Maria Antônia Romão; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. APRENDER A APRENDER COM SISTEMAS APRIMORADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Potencialidades para a corregulação da aprendizagem . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83150. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83150 . Acesso em: 29 maio. 2025.
DOS SANTOS VASCONCELOS, Taciana; MARQUES RODRIGUES, Ebony; MACÊDO MARQUES GOUVEIA, Roberta; ALVES DE ALBUQUERQUE JUNIOR, Gabriel; MORAES BATISTA, Maria da Conceição. REESTRUTURAÇÃO ÉTICA NA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SUPERIORES: CONFORMIDADE COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83226. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83226 . Acesso em: 29 maio. 2025.
FAGUNDES DE OLIVEIRA, Exiele Daniel; RIBEIRO PEIXOTO REZENDE PINTO, Gabriela; DO ESPÍRITO SANTO, Eniel. PESQUISA, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83137. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83137 . Acesso em: 29 maio. 2025.
JUNQUEIRA, Eduardo. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81548. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81548 . Acesso em: 29 maio. 2025.
MELCHIORETTO, Albio Fabian; ARAUJO, Jessica. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EXPERIÊNCIA: UMA POSSÍVEL ENCRUZILHADA . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83034. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83034 . Acesso em: 29 maio. 2025.
OLIVEIRA, Isolina; PEREIRA, Alda; AMANTE, Lúcia; ROCIO, Vitor. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: QUE DESAFIOS?. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.81751. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81751 . Acesso em: 29 maio. 2025.
PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT é realmente inteligente? SBC Horizontes, 17 mar. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-e-realmente-inteligente/. Acesso em: 30 maio. 2025.
PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT substituirá professoras e professores? SBC Horizontes, 10 mar. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-substituira-professoras-e-professores. Acesso em: 30 maio. 2025.
PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. SBC Horizontes, 21 mar. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: <https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-a-era-da-autoria-hibrida/>. Acesso em: 30 maio. 2025.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: concepções epistêmico-didático-pedagógicas dos usos na educação. SBC Horizontes, 6 jun. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/06/chatgpt-concepcoes/. Acesso em: 30 maio. 2025.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; CHATGPT-4, OpenAI. ChatGPT: potencialidades e riscos para a Educação. SBC Horizontes, 8 maio 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: <https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/05/chatgpt-potencialidades-e-riscos-para-a-educacao/>. Acesso em: 30 maio. 2025.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; SILVEIRA, Victor Junger. IA Generativa pode ser coautora?. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024012, 2024. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5569. Acesso em: 30 maio. 2025.
PIMENTEL, Mariano; Felipe Carvalho; MADDALENA, Tania Lucía. Ocho principios de la Educación en Línea para la formación del profesorado. REXE Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 22, p. 269-283, 2023. Disponível em: https://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/2023. Acesso em: 30 maio. 2025.
SÁNCHEZ TORREJÓN, Begoña. FORMACIÓN DEL PROFESORADO E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS DE LA CIBERCULTURA EN LAS AULAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81685. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81685 Acesso em: 29 maio. 2025.
VON CALMBACH, Ana Cristina; DA SILVA LISBOA TOMAZ , Adriana; MANSUR SERZEDELLO, Jorge Eduardo. EDUCAÇÃO, ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81531. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81531 Acesso em: 29 maio. 2025.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Docência e Cibercultura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).