INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.92081

Resumen

Edição n° 9, v. 1

Biografía del autor/a

Tania Lucía Maddalena, UERJ

Pesquisadora argentina. Professora Adjunta no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Líder do EduStoryLab - Laboratório de Pesquisa em Histórias, Tecnologias e Educação na Cibercultura. Foi contemplada com bolsa do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística - Prociência/UERJ (2022-2025). Editora da Revista Docência e Cibercultura/UERJ (2017- atual). Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Educação e Novas Tecnologias pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO/Argentina) e Bacharel em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). Tem experiência na área de Tecnologias e Educação, Formação de professores, Cibercultura, Educação a Distância, Educação Online, Didática, Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas relacionadas aos usos das Narrativas Digitais, Digital Storytelling, Narrativas Transmídia, Literatura expandida, Ficção e Hipermídia em diversos contextos e práticas de ensino-aprendizagem, com foco na formação de professores.

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Está como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CNPq pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Colunista de Educação na Revista Horizontes da Sociedade Brasileira de Computação. Editor-gerente da Revista Docência e Cibercultura. É Ad Hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Mariano Pimentel, UNIRIO

Doutor em Informática e Professor na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Atua na Pós-Graduação em Informática e no Bacharelado em Sistemas de Informação; lecionou, por 10 anos, no curso a Licenciatura em Pedagogia a Distância UNIRIO/CEDERJ/UAB. Ganhou o Prêmio Jabuti em 2012 pelo livro Sistemas Colaborativos. É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, que pesquisa o desenvolvimento e o uso de tecnologias de comunicação para educação e colaboração. É colaborador do GPEC - Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura; GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UFRRJ) e do CIBERDEM - Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (MACKENZIE). Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Sistemas Colaborativos, Educação e Cibercultura.

Edméa Santos, UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Atua na gestão acadêmica e científica do programa, coordenando a comissão de periódicos e é membro da comissão de internacionalização.

Wallace Carriço de Almeida, UFRRJ

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc UFRRJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, atuo na Coordenadoria deEducação a Distância (CEAD/UFRRJ) e como mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ. Sou integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e do GPEEC - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade

Marcos Vinícius Dias de Menezes, UFRRJ

Graduado em Letras - Português, Inglês e Literatura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Fui bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ, atuando no Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC). Atualmente, atuo como editor da revista Interestucional Artes de Educar (RIAE) e da revista Docência e Cibercultura (REDOC)

Frieda Maria Marti, Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST

Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Zoologia (Ornitologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Especialista em Further Education Teaching pelo Kirklees College, UK, pós-graduada em Adult Education e E-learning and Multimedia pela Huddersfield University, UK e em ESOL - English for Speakers of Other Languages - pela Cambridge University, UK. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (GpDOc/UFRRJ), coordenado pela Profa Dra. Edméa Santos (UFRRJ); pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus públicos, da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, coordenado pela Profa Dra Carla Gruzman e integrante do Grupo de Pesquisa Educação Museal: conceitos, história e políticas do(a)Instituto Brasileiro de Museus. Educadora Museal e Pesquisadora PCI (Programa de Capacitação Institucional do CNPq) junto à Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST)

Citas

ALVES VICENTE, Ana Carolina; VENTURA CHINELLI, Maura; MONTEIRO MARQUES, Marcelo. PODEXPERIMENTAR: PRODUZINDO PODCASTS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83326. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83326 . Acesso em: 29 maio. 2025.

BOT, Guiullianna; ETHIÉNNE ESTEVES DOS SANTOS, Katia. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POTENCIALIZANDO A PESQUISA: FERRAMENTAS PARA A ESCRITA ACADÊMICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–17, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83222. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83222 . Acesso em: 29 maio. 2025.

CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Estudar e aprender com o ChatGPT. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11140. Acesso em: 30 maio. 2025.

CONTE, Elaine; DOMINGOS MATINDINGUE, Américo; CONTE SPERB, Leonardo. EXPLORANDO AS TEIAS DIGITAIS E REDES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.82360. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/82360 . Acesso em: 29 maio. 2025.

COSTA, LORENA ANDRADE; COUTINHO, FRANCISCO ÂNGELO. CHATGPT E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILBERT SIMONDON . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83788. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83788 . Acesso em: 29 maio. 2025.

DA SILVA BRITO, Luciana Helena; RODRIGUES REZENDE, Márcia Ambrósio. IA E O USO DAS IMAGENS NAS APRENDIZAGENS COLABORATIVAS E INCLUSIVAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–25, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83216. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83216 . Acesso em: 29 maio. 2025.

DA SILVA NUNES, MARIA DO AMPARO; MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO. IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EQUIDADE E DESAFIOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–19, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83188. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83188 . Acesso em: 29 maio. 2025.

DA SILVA, Maria Antônia Romão; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. APRENDER A APRENDER COM SISTEMAS APRIMORADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Potencialidades para a corregulação da aprendizagem . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83150. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83150 . Acesso em: 29 maio. 2025.

DOS SANTOS VASCONCELOS, Taciana; MARQUES RODRIGUES, Ebony; MACÊDO MARQUES GOUVEIA, Roberta; ALVES DE ALBUQUERQUE JUNIOR, Gabriel; MORAES BATISTA, Maria da Conceição. REESTRUTURAÇÃO ÉTICA NA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SUPERIORES: CONFORMIDADE COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83226. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83226 . Acesso em: 29 maio. 2025.

FAGUNDES DE OLIVEIRA, Exiele Daniel; RIBEIRO PEIXOTO REZENDE PINTO, Gabriela; DO ESPÍRITO SANTO, Eniel. PESQUISA, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83137. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83137 . Acesso em: 29 maio. 2025.

JUNQUEIRA, Eduardo. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81548. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81548 . Acesso em: 29 maio. 2025.

MELCHIORETTO, Albio Fabian; ARAUJO, Jessica. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EXPERIÊNCIA: UMA POSSÍVEL ENCRUZILHADA . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83034. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83034 . Acesso em: 29 maio. 2025.

OLIVEIRA, Isolina; PEREIRA, Alda; AMANTE, Lúcia; ROCIO, Vitor. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: QUE DESAFIOS?. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.81751. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81751 . Acesso em: 29 maio. 2025.

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT é realmente inteligente? SBC Horizontes, 17 mar. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-e-realmente-inteligente/. Acesso em: 30 maio. 2025.

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT substituirá professoras e professores? SBC Horizontes, 10 mar. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-substituira-professoras-e-professores. Acesso em: 30 maio. 2025.

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. SBC Horizontes, 21 mar. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: <https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-a-era-da-autoria-hibrida/>. Acesso em: 30 maio. 2025.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: concepções epistêmico-didático-pedagógicas dos usos na educação. SBC Horizontes, 6 jun. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/06/chatgpt-concepcoes/. Acesso em: 30 maio. 2025.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; CHATGPT-4, OpenAI. ChatGPT: potencialidades e riscos para a Educação. SBC Horizontes, 8 maio 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: <https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/05/chatgpt-potencialidades-e-riscos-para-a-educacao/>. Acesso em: 30 maio. 2025.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; SILVEIRA, Victor Junger. IA Generativa pode ser coautora?. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024012, 2024. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5569. Acesso em: 30 maio. 2025.

PIMENTEL, Mariano; Felipe Carvalho; MADDALENA, Tania Lucía. Ocho principios de la Educación en Línea para la formación del profesorado. REXE Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 22, p. 269-283, 2023. Disponível em: https://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/2023. Acesso em: 30 maio. 2025.

SÁNCHEZ TORREJÓN, Begoña. FORMACIÓN DEL PROFESORADO E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS DE LA CIBERCULTURA EN LAS AULAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81685. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81685 Acesso em: 29 maio. 2025.

VON CALMBACH, Ana Cristina; DA SILVA LISBOA TOMAZ , Adriana; MANSUR SERZEDELLO, Jorge Eduardo. EDUCAÇÃO, ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81531. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81531 Acesso em: 29 maio. 2025.

Publicado

2025-05-31

Cómo citar

TANIA LUCÍA MADDALENA; CARVALHO, Felipe; MARIANO PIMENTEL; EDMÉA SANTOS; WALLACE CARRIÇO DE ALMEIDA; MARCOS VINÍCIUS DIAS DE MENEZES; FRIEDA MARIA MARTI. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–12, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.92081. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/92081. Acesso em: 8 jun. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>