EDUCAÇÃO DIGITAL, FORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90564

Resumo

Este trabalho aborda as profundas transformações provocadas pela cultura digital na sociedade contemporânea e seu impacto nas relações de construção do conhecimento e na educação. Sobretudo refletindo sobre os recentes atravessamentos que surgem da popularização de soluções de Inteligência Artificial Generativa entre os praticantes da cultura digital. A rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação, redes sociais, conexões em rede, e sistemas de inteligência artificial generativa nas últimas décadas colocaram em evidência dilemas no campo da ética. Descritos principalmente na sociologia, filosofia, e autores das ciências da informação, Manuel Castells, Pierre Lévy e Lúcia Santaella, bem como nas considerações da própria Base Nacional Comum Curricular de 2018 e relatórios da Unesco de 2020 e 2022, nos é apresentado um panorama das características de nossa sociedade contemporânea. Esse artigo tem por princípio problematizar em que medida as soluções de Inteligência Artificial Generativa, tencionam dilemas éticos em relação à educação e formação humana?

Para tanto, compõe os objetivos deste trabalho,  explorar as possíveis relações entre as soluções de Inteligencia Artificial Generativa com os processos de formação humana, bem como, em que medida se faz necessário lançar mão das concepções de educação midiática e letramento em IA, para um desenvolvimento responsável destes conhecimentos. De abordagem qualitativa, esta pesquisa se apoia em revisão bibliográfica e documental, e explora algumas possibilidades de interação com soluções de IA generativa em contextos de formação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Felipe Miranda, Universidade Federal do Mato Grosso

Graduado em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Especialista em Ética (PUCPR). Atualmente cursando Mestrado em Educação e Licenciatura em Ciencias sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), pesquisador da linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas. Membro discente do Grupo de Estudos Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE/UFMT. Atua desde 2016 como professor da disciplina de filosofia, onde desde 2020 na rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso. Possui interesse nas seguintes áreas: Ética, Filosofia da Educação, Antropologia e Cultura Digital, Tecnologias da informação e comunicação e Inteligencia Artificial. Possui experiência como professor orientador de iniciação cientifica ICJR (2022, 2024), com apoio finaceiro da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado Mato Grosso (FAPEMAT). é idealizador e coordenador do grupo de estudos livres sobre educação e inteligência artificial - GELE.IA

Cristiano Maciel, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Cristiano Maciel possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Pós-doutorado na California State Polytechnic University - Pomona, em Computer Information System no College of Business Administration. Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado IV do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE). Foi Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e consultor do Programa Meninas Digitais. É do Conselho de Administração da Soiftex/MCTI. É coordenador do projeto internacional "Latin American Open Data for gender equality policies focusing on leadership in STEM" e da rede de pesquisa "Equality in Leadership for Latin American STEM - ELLAS". É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, engenharia de software, gerência de projetos, redes sociais, governo eletrônico, legado digital pós-morte, gênero/raça e tecnologias, STEM/STEAM e tecnologias na educação.

Google Scholar: scholar.google.com.br/citations?user=0WhkXXYAAAAJhl

katia Ethiénne Esteves dos Santos, pontificia universidade catolica do paraná

Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com Doutorado em Educação (2018), tendo como tema central a Educação Híbrida, e Mestrado em Educação (2012), com foco em Educação a Distância, também pela PUCPR. Graduada em Pedagogia (1988) e Licenciatura em Estudos Sociais (1993) pela Universidade Santo André, além de Especialista em Tecnologias Educacionais pela PUCPR (2005).Com mais de 41 anos de experiência como educadora, destaquei-me em diversas áreas da educação, incluindo a Formação de professores e a Educação Digital. Atuei como Coordenadora de Ensino a Distância (EAD) na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica em Desenvolvimento, EAD e Pesquisa na Positivo Informática Tecnologia Educacional. Atualmente, sou professora de cursos de Pós-Graduação e Coordenadora do curso de Pedagogia EAD na PUCPR, além de liderar o projeto de desenvolvimento de Competências Digitais Docentes - CREARE.Participo ativamente do grupo de pesquisa PRAPETEC (Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem). Contribuo como membro da comissão científica dos eventos EDUCERE, CIAED e Humanitas, oriento trabalhos de TCC e PICEAD.Minha experiência inclui também o desenvolvimento de materiais pedagógicos e tecnológicos para diferentes empresas, como a UNESCO e atuação como Consultora Educacional na KMK - Consultoria e Treinamento, onde conduzo palestras, workshops e delineio percursos didáticos de aprendizagem.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

MIRANDA, Felipe; MACIEL, Cristiano; ETHIÉNNE ESTEVES DOS SANTOS, Katia. EDUCAÇÃO DIGITAL, FORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.90564. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90564. Acesso em: 25 ago. 2025.