CONSTRUTOS DE IDENTIDADES DOCENTES NA/EM REDE: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO UM ESPAÇO MICROPOLÍTICO DE APRENDIZAGEM PARA A PROFISSÃO
reflexões sobre as redes sociais digitais como um espaço de aprendizagem para a profissão
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88884Resumo
As redes sociais digitais têm desempenhado um papel significativo no cenário educacional, influenciando práticas e identidades de professores. Este artigo investiga se as redes sociais são espaços legítimos para a promoção de práticas educativas, com vistas ao desenvolvimento de saberes que conjuguem à identidade docente. A pesquisa, de cunho exploratório, baseada em uma roda de conversa, explorou as percepções e experiências de professores e estudantes em uma universidade do Nordeste do Brasil, que mantém perfis nas redes com foco no compartilhamento de conhecimentos sobre/da profissão. A discussão destaca a relevância desses espaços digitais na formação contínua dos educadores, promovendo uma compreensão mais ampla do papel das redes sociais na educação contemporânea e nas dinâmicas e construtos identitários dos professores. Os resultados apontam para desafios, como a competição no compartilhamento de informações online, a necessidade de credibilidade e a importância do letramento digital para a profissão.
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