CONSTRUTOS DE IDENTIDADES DOCENTES NA/EM REDE: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO UM ESPAÇO MICROPOLÍTICO DE APRENDIZAGEM PARA A PROFISSÃO

reflexões sobre as redes sociais digitais como um espaço de aprendizagem para a profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88884

Resumo

As redes sociais digitais têm desempenhado um papel significativo no cenário educacional, influenciando práticas e identidades de professores. Este artigo investiga se as redes sociais são espaços legítimos para a promoção de práticas educativas, com vistas ao desenvolvimento de saberes que conjuguem à identidade docente. A pesquisa, de cunho exploratório, baseada em uma roda de conversa, explorou as percepções e experiências de professores e estudantes em uma universidade do Nordeste do Brasil, que mantém perfis nas redes com foco no compartilhamento de conhecimentos sobre/da profissão. A discussão destaca a relevância desses espaços digitais na formação contínua dos educadores, promovendo uma compreensão mais ampla do papel das redes sociais na educação contemporânea e nas dinâmicas e construtos identitários dos professores. Os resultados apontam para desafios, como a competição no compartilhamento de informações online, a necessidade de credibilidade e a importância do letramento digital para a profissão. 

Biografia do Autor

Camilla Grazielly Rego de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Desenvolve pesquisas e ações de extensão voltadas para tecnologias digitais aplicadas à educação, práticas pedagógicas inovadoras e formação docente. Participa de projetos relacionados à educomunicação, integração de mídias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental e uso das redes sociais na construção do saber pedagógico. Tem interesse em metodologias ativas, educação midiática e inclusão digital, com enfoque na análise crítica dos impactos da cultura digital no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento profissional de professores.

Késsia Mileny De Paulo Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

SOUSA, Camilla Grazielly Rego de; DE PAULO MOURA, Késsia Mileny. CONSTRUTOS DE IDENTIDADES DOCENTES NA/EM REDE: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO UM ESPAÇO MICROPOLÍTICO DE APRENDIZAGEM PARA A PROFISSÃO : reflexões sobre as redes sociais digitais como um espaço de aprendizagem para a profissão . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.88884. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88884. Acesso em: 25 ago. 2025.