PRÁTICAS AUTORAIS EM COLABORAÇÃO: INTELIGÊNCIAS HUMANAS E ARTIFICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91324

Resumo

O presente texto apresenta dados parciais da pesquisa e experiência de coformação oriundas do projeto “Formação pela Pesquisa na Pedagogia Universitária: Inovação da Profissionalização Docente em Contextos de Diversidade” fomentado e financiado pelo Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica (CEAPIP), com objetivo de oportunizar a experiência de aprender a pedagogia universitária por meio da problematização e reflexão entre os pares, a saber: docentes, técnicas universitárias(os) e professoras e professores em formação inicial da Universidade do Estado da Bahia. Para tanto, a pesquisa realizou rodas de conversa online para a formação docente para/com a pesquisa nos departamentos de Jacobina, Senhor do Bonfim e Seabra. Na roda de conversa destacada no presente trabalho, docentes convidadas, docentes mediadoras e demais participantes teciam reflexões por meio da questão-provocadora “Como tornar a Universidade um espaço desejante?”, na perspectiva da filosofa da diferença deleuzeguattariana, ganhando contribuições também da inteligência artificial generativa de texto ChatGPT, a qual mostrou-se útil para dar início à socialização das reflexões, mas limitada para neologismos e discussões teóricas profundas. Dessa forma, os resultados apontaram para a potencialidade da experiência como formação e para a produção das subjetividades de cada docente em formação e suas singularidades, destacando-se aspectos relacionados a medos, inseguranças e aprendizagens acontecidas no período da Covid-19 nas ciberculturas, quando a concepção de aula e de docência são/foram ressignificadas pela imersão no digital em rede, exploradas pelas potencialidades hipertextuais que ensejaram interações, ampliando as possibilidades de  aprendizagem num processo de comunicação enriquecido pela participação de todas/todos num contexto dialógico.

Biografia do Autor

Ana Lucia Gomes da Silva, Universidade Estadual da Bahia

 Professora plena da Universidade do Estado da Bahia. Realizou Estágio de Pós-doutorado pela UFTM. Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em leitura: teoria e prática pela UESB. Graduada em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia.

Juliana Cristina Salvadori, UNEB

Professora Autista e mãe atípica. Estágio Pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Bolsa FAPES). Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Bolsa CNPq) e Mestra em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (Bolsa CAPES). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPGED. Co-líder do Desleituras: grupo de estudo, pesquisa e extensão em leitura e escrita, onde focaliza práticas e experiências de autoria, leitura e escrita de textos literários. Co-líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA), no qual coordena o Grupo de estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE), cujas principais áreas de atuação e interesse são formação de professores, práticas pedagógicas, justiça e acessibilidade curricular, e deficiência, em particular Transtorno do Espectro Autista (TEA).Textos publicados em https://www.researchgate.net/profile/Juliana-Salvadori (Texto informado pelo autor)

Maria José Souza Pinho, UNEB

Pos doutora em Ciências da Educação (UCA/2019-2020). Doutora em Educação(UFBA/2013) . Mestre em Educação(UFBA/2009) . Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior(UCAM/2003). Graduada em Ciências Biológicas (UCSAL/1991). Professora aposentada da rede Estadual de Educação, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia(UNEB, Campus VII). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade/UNEB. Coordenadora local no Nucleo PIBID BIOLOGIA- Campus VII(2018 e 2020). Coordenadora local Núcleo RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BIOLOGIA - CAMPUS VII (2022-2024). Sub Delegada Regional Bahia SBRASH(2020-2022). Secretaria SBRASH(2020-2022). Delegada Regional Bahia SBRASH(2023) . Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Científica( GEEC/CNPq/UNEB). Coordenadora do Grupo INNOVAGOGÍA no Brasil. Temas de interesse de pesquisa: Formação de professores em Gênero e Sexualidade, Educação Ambiental e Educação Científica. (Texto informado pelo autor)

Soraia Novaes Santos, SEC - BA

Graduada em Letras Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2024) - DCH IV - Jacobina. Participou como Bolsista PIBID (2020-2022) pelo projeto "(Multi) letramentos em Língua Inglesa: possibilidades de aprendizagem no contexto escolar por meio da abordagem em Tarefas". Foi Monitora de Ensino das disciplinas de "Aspectos Históricos e Culturais em Língua Materna" e "Práticas Pedagógicas I" sob orientação das professoras Me. Luzineide Vieira de Sousa e Dra. Juliana C. Salvadori (2022). Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa DIFEBA e grupo de estudos GEEDICE, pesquisando temas referentes à Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Participou como Voluntária de Iniciação Científica sob orientação da Prof Dra. Juliana C. Salvadori, inserida no Projeto-Mãe: "MAS EU NÃO SOU FORMADA PARA ISSO": TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS" (2022-2023). Foi bolsista de Iniciação à Extensão (PROIEX) no Projeto "Educomunicação: Experiências e Movimentos no Território de Identidade do Piemonte da Diamantina" sob coordenação de Gerlane Dourado, Paulo Sérgio e Richard Silva (CODETER/TIPD). Atualmente, é professora temporária da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) no município de Quixabeira

Crizeide Miranda Freire, UNEB

Doutoranda em Pós Crítica (UNEB), Mestre em Educação e Contemporaneidade/UNEB, com especialização em Texto e Gramática (UEFS), Formação de Professores em Letra Libras (UNEB) e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (Alpha). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB, membro permanente do corpo de professores do Departamento de Jacobina, Campus IV, no Colegiado de Letras, com componentes de Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado e nas discussões referentes à Educação Inclusiva e Especial e participa de grupos de estudo no Campus como o Cult-vi, Geedice, Lefor e do grupo de Pesquisa Iraci Gama, coordenado pela professora Dra. Maria Anória de Jesus Oliveira. Atuou na rede básica do ensino público e particular com a disciplina de Língua Portuguesa. Participou do 1ª etapa do projeto Saberes das Águas (Alfabetização de Pescadores) como formadora de alfabetizadores e coordenadores em convenio com MEC/SEAP/AECI/OEI/UNEB/Prefeituras Municipais do Médio São Francisco. Atuou como Coordenadora e professora no Curso de Pedagogia da Rede UNEB 2000 e da Plataforma Freire em Xique-Xique.

 

https://orcid.org/0000-0002-1000-7172

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

SILVA, Ana Lucia Gomes da; SALVADORI, Juliana Cristina; SOUZA PINHO, Maria José; NOVAES SANTOS, Soraia; FREIRE, Crizeide Miranda. PRÁTICAS AUTORAIS EM COLABORAÇÃO: INTELIGÊNCIAS HUMANAS E ARTIFICIAIS . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.91324. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91324. Acesso em: 25 ago. 2025.