PRÁTICAS AUTORAIS EM COLABORAÇÃO: INTELIGÊNCIAS HUMANAS E ARTIFICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91324Resumo
O presente texto apresenta dados parciais da pesquisa e experiência de coformação oriundas do projeto “Formação pela Pesquisa na Pedagogia Universitária: Inovação da Profissionalização Docente em Contextos de Diversidade” fomentado e financiado pelo Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica (CEAPIP), com objetivo de oportunizar a experiência de aprender a pedagogia universitária por meio da problematização e reflexão entre os pares, a saber: docentes, técnicas universitárias(os) e professoras e professores em formação inicial da Universidade do Estado da Bahia. Para tanto, a pesquisa realizou rodas de conversa online para a formação docente para/com a pesquisa nos departamentos de Jacobina, Senhor do Bonfim e Seabra. Na roda de conversa destacada no presente trabalho, docentes convidadas, docentes mediadoras e demais participantes teciam reflexões por meio da questão-provocadora “Como tornar a Universidade um espaço desejante?”, na perspectiva da filosofa da diferença deleuzeguattariana, ganhando contribuições também da inteligência artificial generativa de texto ChatGPT, a qual mostrou-se útil para dar início à socialização das reflexões, mas limitada para neologismos e discussões teóricas profundas. Dessa forma, os resultados apontaram para a potencialidade da experiência como formação e para a produção das subjetividades de cada docente em formação e suas singularidades, destacando-se aspectos relacionados a medos, inseguranças e aprendizagens acontecidas no período da Covid-19 nas ciberculturas, quando a concepção de aula e de docência são/foram ressignificadas pela imersão no digital em rede, exploradas pelas potencialidades hipertextuais que ensejaram interações, ampliando as possibilidades de aprendizagem num processo de comunicação enriquecido pela participação de todas/todos num contexto dialógico.
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