BRINCAR, CRIANÇAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCURSOS ATÉ UMA TESE DE DOUTORADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.85368

Resumo

Apresento neste texto os trajetos percorridos até uma tese de doutorado com uma pincelada dos seus principais resultados, com ênfase não apenas no processo de produção de dados, mas sim como uma análise crítica que busca criar e expandir ideias. Deste modo, pretendo aqui relatar de maneira sucinta minha pesquisa de mestrado, a transformação da dissertação em um livro, e as novas ideias que surgiram ao longo desse percurso em direção às teorizações foucaultianas. A partir disso, discutirei os redirecionamentos diante das novas intenções e enfoques, considerando a necessidade de explorar outras ferramentas analíticas e opções teóricas e metodológicas para examinar de uma nova perspectiva as tecnologias digitais em sua relação com as infâncias. Antes de iniciar a leitura deste texto, um importante aviso: trata-se de texto que procura ser totalmente desprovido de utilidade, especialmente se estiver em busca de respostas definitivas. Aqui, são compartilhados apenas os novos pensamentos que surgiram ao longo da jornada em direção à construção de uma tese de doutorado em Educação... 

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Universidade La Salle (2023). Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério), com habilitação para atuar como educador nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014); Graduação em Teologia pela Universidade La Salle (2017); e Especialização em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa pela Universidade La Salle (2019). Tem dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, e autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Tem experiência na organização de dossiês temáticos em periódicos científicos e de livros. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana; professor conteudista e professor validador. Seus interesses e experiências em pesquisas estão principalmente nos seguintes temas: Educação; tecnologias digitais; infâncias. Represente stricto sensu na CPA da Universidade La Salle. Editor assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377].

Cleber Ratto, Universidade La Salle

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas–RS– Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9059-728X 

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Publicado

01-08-2025

Como Citar

HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber. BRINCAR, CRIANÇAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCURSOS ATÉ UMA TESE DE DOUTORADO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–27, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.85368. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/85368. Acesso em: 25 ago. 2025.