EDUCAÇÃO ESPECIAL E CIBERACESSIBILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.87609

Resumo

v. 8 n. 4 (2024): Publicação contínua – Out./Nov. 

Biografia do Autor

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc UFRRJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, atuo na Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD/UFRRJ) e como mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ. Sou integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e do GPEEC - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação. Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/, Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br. Coordenadora do GT 16 da Anped (2017-2019; 2019-2021).

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Está como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CNPq pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Colunista de Educação na Revista Horizontes da Sociedade Brasileira de Computação. Editor-gerente da Revista Docência e Cibercultura. É Ad Hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Marcos Vinícius Dias de Menezes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduado em Letras - Português, Inglês e Literatura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Fui bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ, atuando no Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC), sob a orientação da professora Edméa Santos. Atualmente, atuo como editor da revista Interestucional Artes de Educar (RIAE) e da revista Docência e Cibercultura (REDOC)..

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Adjunta no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Líder do EduStoryLab - Laboratório de Pesquisa em Histórias, Tecnologias e Educação na Cibercultura. Foi contemplada com bolsa do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística - Prociência/UERJ (2022-2025). Editora da Revista Docência e Cibercultura/UERJ (2017- atual). Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Educação e Novas Tecnologias pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO/Argentina) e Bacharel em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). Tem experiência na área de Tecnologias e Educação, Formação de professores, Cibercultura, Educação a Distância, Educação Online, Didática, Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE)

Referências

ALMEIDA, Wallace Carriço de. ATOS DE CURRÍCULO EM PERSPECTIVA DE CIBERACESSIBILIDADE.Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.87425

BUROCK, Neuzilene Ferreira Nascimento; MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho; OLIVEIRA, Caroline Menezes Nunes de. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POSSIBILIDADES NO AMBIENTE VIRTUAL. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83499

CABRAL, Rosangela Costa Soares; MOREIRA, Joana da Rocha; DAMASCENO, Allan. ITINERÂNCIAS E MÍDIAS SOCIAIS NA/PARA DIVERSIDADE: LEPEDI EM AÇÃO. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.84744

FERRAZ, Aline de Alvernaz Branco; DE OLIVEIRA, Mariana Correa Pitanga. SUPORTE EDUCACIONAL ON-LINE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.84628

MAGALHÃES, Tamara França de Almeida. PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA CIBERCULTURA E A LUTA ANTICAPACITISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.82861

OLIVEIRA, Leticia Moraes Belo de; CARDOZO, Layla Arenari; DELPUPO, Carolina Brioschi; COSTA, Rafael Nogueira. CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.67711

PEREIRA, Fernanda Verônica Fleck; MAMCASZ-VIGINHESKI, Lucia Virginia. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: JOGO MODIFICADO PARA ALUNOS COM CEGUEIRA. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83547

RIBEIRO, Vinicius Azambuja; LOPES, Leticia Azambuja. ALÉM DA SALA DE AULA: FOMENTANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83689

SANTOS, Alan Macedo; DA SILVEIRA, Guilherme Cardoso; CAMINHA, Vera Lúcia Prudência dos Santos. GAMEMOTRICIDADE E COGNIÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE OS JOGOS IMERSIVOS, APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIA. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.82772

SANTOS; Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos; GUEDES, Murilo Henrique Ferreira. O CUIDAR PARA ALÉM DO EDUCAR: IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO SUJEITOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81212

SILVA, Nathália Aparecida Gonçalves da; CAROLEI, Paula. PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA AUTONOMIA DOCENTE E INCLUSÃO DISCENTE. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.84769

SUBRINHO, Abinalio Ubiratan da Cruz; BARBOSA, Fernanda Sodré; DE SOUSA, Nilcelio Sacramento. OS USOS DOS RECURSOS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA DE PESSSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.82226

VIDAL, Adriane; DE OLIVEIRA, Daniel. CURADORIA DIGITAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Docência e Cibercultura,[S. l.], v. 8, n. 4, [s.d.]. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81347

A imagem mostra a capa da "ReDoC - Revista Docência e Cibercultura". O tema destacado na capa é "Educação Especial e Ciberacessibilidade: Experiências Inclusivas nos Territórios Físicos, Simbólicos e Informacionais". A ilustração na capa mostra uma mulher e uma criança, ambos usando óculos escuros. A mulher está segurando um tablet, enquanto a criança está manipulando um objeto em uma mesa. No canto superior direito, há um logotipo do "Laboratório de Ciberacessibilidade". Na parte inferior, está escrito "Vol. 8 - N. 4 - Out/Nov 2024" e o ISSN "2594-9004".

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

DE ALMEIDA, Wallace Carriço; SANTOS, Edméa; CARVALHO, Felipe; VINÍCIUS DIAS DE MENEZES, Marcos; MARIANO PIMENTEL; LUCÍA MADDALENA, Tania. EDUCAÇÃO ESPECIAL E CIBERACESSIBILIDADE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.87609. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/87609. Acesso em: 10 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>