ENTRE O SER E O FAZER: REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83298Resumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a composição dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) na formação técnica de enfermagem, destacando a importância da participação dos professores nesse processo e a busca por conteúdos voltados ao desenvolvimento de habilidades pedagógicas em sala. A metodologia utilizada foi a busca em Banco de Dissertações do MPE da Universidade de Taubaté, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e PPCs do curso técnicos de enfermagem de escolas técnicas de enfermagem a saber: São Paulo (CEETEPS) e Rio de Janeiro (FAETEC) e Federal do estado de Minas Gerais (IF) e Espírito Santo (ETSUS). A formação profissional em nível técnico em enfermagem deve ser holística e abranger tanto a teoria quanto a prática, incluir metodologias de ensino adequadas e a compreensão da psicologia educacional. Isso é crucial para garantir uma educação de qualidade, sem desigualdades, conforme preconizado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao desenvolver programas de ensino, é fundamental que os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) incluam uma variedade de métodos de ensino que permitam aos estudantes adquirirem tanto conhecimento teórico quanto habilidades práticas. Participar ativamente dos PPCs é crucial para os professores, pois lhes permite contribuir com sua expertise e experiência prática para moldar o currículo de acordo com as necessidades reais da profissão e do mercado de trabalho. Além disso, uma abordagem colaborativa no desenvolvimento dos PPCs garante que as estratégias de ensino sejam significativas e contextualizadas para as diversas realidades dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).