ENTRE O SER E O FAZER: REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83298

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a composição dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) na formação técnica de enfermagem, destacando a importância da participação dos professores nesse processo e a busca por conteúdos voltados ao desenvolvimento de habilidades pedagógicas em sala. A metodologia utilizada foi a busca em Banco de Dissertações do MPE da Universidade de Taubaté, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e PPCs do curso técnicos de enfermagem de escolas técnicas de enfermagem a saber: São Paulo (CEETEPS) e Rio de Janeiro (FAETEC) e Federal do estado de Minas Gerais (IF) e Espírito Santo (ETSUS). A formação profissional em nível técnico em enfermagem deve ser holística e abranger tanto a teoria quanto a prática, incluir metodologias de ensino adequadas e a compreensão da psicologia educacional. Isso é crucial para garantir uma educação de qualidade, sem desigualdades, conforme preconizado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao desenvolver programas de ensino, é fundamental que os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) incluam uma variedade de métodos de ensino que permitam aos estudantes adquirirem tanto conhecimento teórico quanto habilidades práticas. Participar ativamente dos PPCs é crucial para os professores, pois lhes permite contribuir com sua expertise e experiência prática para moldar o currículo de acordo com as necessidades reais da profissão e do mercado de trabalho. Além disso, uma abordagem colaborativa no desenvolvimento dos PPCs garante que as estratégias de ensino sejam significativas e contextualizadas para as diversas realidades dos alunos.

 

Biografia do Autor

Sandra Vanusa Lima, Universidade de Taubaté

Possuo Mestrado em Educação pela Universidade de Taubaté (2024), graduação em Direito pela Universidade Nove de Julho (2020) e graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2006). Especializações em Docência na área da Saúde (FAAPI); Pronto Atendimento e UTI pela UNICID.Atuei na docência em sala de aula, à distância e acompanhando estágios na área da Enfermagem. Na área hospitalar atuei na supervisão, auditoria, assistência na Unidade Coronariana, Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento. Participei de palestras no Hospital São Camilo e acompanhei a formação profissional de técnicos e enfermeiros. Atuo em cursos de BLS, palestras na região do ABC e exerço consultoria na área da Saúde.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, UNITAU Universidade de Taubaté

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. Foi professora da Universidade de Taubaté - UNITAU na graduação e nos programas de Mestrado em Desenvolvimento Humano, e Mestrado Profissional em Educação, e no Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS no Mestrado de Gestão e desenvolvimento Regional. E foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.
É, atualmente, professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Realiza seu Pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA - PUC-SP e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho – USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN - USP.
Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda - Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York - EUA (2006).
É autora de livros. Entre suas principais obras estão: "Guia prático de História Oral" (2011), "Vozes da marcha pela terra" (indicado para o prêmio Jabuti em 1998), "Vozes da Terra - história de vida dos assentados rurais de São Paulo" (2005) e "Produção do conhecimento histórico" (2009/2010), além artigos em livros e periódicos. Desenvolveu ainda materiais de apoio acadêmico e ministrou cursos para a Universidade Aberta do Brasil - UAB.
Tem experiência de pesquisa e de docência em História, Artes, Comunicação e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: Procedimentos Metodológicos, Memória, Identidade, Direitos, Cidadania e Educação.
Atualmente ampliou sua área de atuação ao realizar trabalhos com pesquisa e organização de acervos institucionais junto a equipe de trabalho Fala Escrita Pesquisa e Documentação Histórica, empresa em que é sócia-proprietária.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

LIMA, Sandra Vanusa; LOPES SALGADO RIBEIRO, Suzana. ENTRE O SER E O FAZER: REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–35, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.83298. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83298. Acesso em: 25 ago. 2025.