LETRAMENTO MATEMÁTICO E MULTILETRAMENTOS
CONEXÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89413Resumo
Este trabalho busca desenvolver uma aproximação entre o conceito de letramento matemático e os princípios da Pedagogia dos Multiletramentos, inserindo esta discussão no contexto da educação digital, a partir de uma revisão de literatura. A BNCC (2018) destaca a necessidade de se educar para o mundo das linguagens digitalizadas, uma compreensão que se reforça com a promulgação da Lei 14.533, de janeiro de 2023, instituindo a Política Nacional de Educação Digital. Apesar de o conceito de multiletramentos estar frequentemente associado ao âmbito do ensino de línguas, entendemos que é possível aplicá-lo ao ensino da matemática. Dentro das discussões sobre os multiletramentos, o conceito de multimodalidade, fortemente vinculado à ascensão das linguagens digitais, nos convida a pensar em diferentes configurações comunicativas para os conteúdos pedagógicos, de forma a promover o engajamento dos estudantes e também contribuir para os processos da educação digital. Desta forma, apoiando-se em estudos de Cazden, Rojo, Fernandes e D’Ambrósio, entre outros, propomos uma reflexão sobre os princípios norteadores da Pedagogia dos Multiletramentos com vistas à sua aplicação ao ensino da matemática, em consonância com os avanços mais recentes da legislação educacional brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).