LETRAMENTO MATEMÁTICO E MULTILETRAMENTOS

CONEXÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89413

Resumo

Este trabalho busca desenvolver uma aproximação entre o conceito de letramento matemático e os princípios da Pedagogia dos Multiletramentos, inserindo esta discussão no contexto da educação digital, a partir de uma revisão de literatura. A BNCC (2018) destaca a necessidade de se educar para o mundo das linguagens digitalizadas, uma compreensão que se reforça com a promulgação da Lei 14.533, de janeiro de 2023, instituindo a Política Nacional de Educação Digital. Apesar de o conceito de multiletramentos estar frequentemente associado ao âmbito do ensino de línguas, entendemos que é possível aplicá-lo ao ensino da matemática. Dentro das discussões sobre os multiletramentos, o conceito de multimodalidade, fortemente vinculado à ascensão das linguagens digitais, nos convida a pensar em diferentes configurações comunicativas para os conteúdos pedagógicos, de forma a promover o engajamento dos estudantes e também contribuir para os processos da educação digital. Desta forma, apoiando-se em estudos de Cazden, Rojo, Fernandes e D’Ambrósio, entre outros, propomos uma reflexão sobre os princípios norteadores da Pedagogia dos Multiletramentos com vistas à sua aplicação ao ensino da matemática, em consonância com os avanços mais recentes da legislação educacional brasileira.

Biografia do Autor

Jeferson Ferro, Uninter

Graduado em Letras Inglês (UFPR), mestre em literatura (UFPR) e doutor em comunicação (UTP). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Novas Tecnologias (Uninter), coordenador do projeto de pesquisa “A Pedagogia dos Multiletramentos e a Formação de Professores”.

Cintia Dias de Mattos Toyoshima Carneiro, SEC / Bahia, UFOB

Pedagoga (Uneb) e licenciada em Matemática (Uniasselvi), mestre em Ciências da Educação (Upap) e mestre em Educação e Novas Tecnologias (Uninter). Professora da educação básica, modalidade ensino médio, pela SEC/BA, e técnica em assuntos educacionais na UFOB. 

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

FERRO, Jeferson; DIAS DE MATTOS TOYOSHIMA CARNEIRO, Cintia. LETRAMENTO MATEMÁTICO E MULTILETRAMENTOS: CONEXÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.89413. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/89413. Acesso em: 3 ago. 2025.