TENDÊNCIAS E INTERESSES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO BRASIL:

UM OLHAR A PARTIR DO GOOGLE TRENDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.87490

Resumo

A gamificação tornou-se um tema em destaque nos últimos anos, especialmente na educação, devido ao aumento da digitalização e à integração de tecnologias e métodos ativos de aprendizagem em vários níveis educacionais. Investigar consultas de pesquisas on-line fornece insights sobre tópicos como a gamificação. Este estudo visa examinar as tendências de busca associadas à gamificação utilizando o Google Trends, analisando a popularidade do termo ao longo do tempo e em diferentes regiões do Brasil. Metodologicamente, o Google Trends foi utilizado para analisar resultados de termos de pesquisa relacionados à gamificação em diversos períodos. A análise mostrou um interesse crescente na gamificação a partir de 2013, com picos de buscas durante a pandemia de COVID-19, quando práticas educacionais digitais foram amplamente adotadas. As consultas mais pesquisadas focaram em entender o método e maneiras de aplicá-lo. As regiões Norte e Nordeste apresentaram os maiores volumes de busca. Os resultados destacam a necessidade de fomentar conteúdo sobre o que é gamificação e exemplos de sua aplicação, pois estes são os principais focos de interesse relacionados ao tema.

Biografia do Autor

Ítalo de Paula Casemiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acreano, natural de Rio Branco. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), onde analisou a presença de conteúdos sobre gestão da diversidade nos currículos dos cursos de bacharelado em Administração de Universidades Federais do Brasil, tendo cursado esta pós-graduação como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ensino Superior do Acre - IESACRE (2011), tendo cursado o referido curso como beneficiário de bolsa integral através do Programa Universidade Para Todos - PROUNI. Graduando em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde desenvolveu como trabalho de conclusão de curso o estudo sobre o perfil da produção científica sobre gastronomia em periódicos brasileiros de turismo. Pós-graduando em Gestão Urbana e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP-FIOCRUZ, onde desenvolve a proposta de intervenção intitulada "Gestão Urbana e Big Data: modificando a atuação na gestão, a partir da análise de grandes dados". Pós-graduando em Gestão Ambiental, onde desenvolve a pesquisa intitulada "Entre o Artesanal e o Convencional: Avaliação do Ciclo de Vida em Cervejarias Artesanais. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) e do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES). Possui experiência na área de Administração, Alimentos e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gastronomia contemporânea, segurança alimentar, comportamento organizacional, diversidade nas organizações, gestão ambiental, gestão urbana, sociologia urbana, tecnologias sociais, negócios sociais e divulgação científica. e. Áreas de interesse: gestão da diversidade, estudos sobre competências comportamentais em administração e ensino em administração.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

CASEMIRO, Ítalo de Paula; NOBRE MARTINS, Joabis. TENDÊNCIAS E INTERESSES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO BRASIL: : UM OLHAR A PARTIR DO GOOGLE TRENDS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.87490. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/87490. Acesso em: 25 ago. 2025.