TENDÊNCIAS E INTERESSES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO BRASIL:
UM OLHAR A PARTIR DO GOOGLE TRENDS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.87490Resumo
A gamificação tornou-se um tema em destaque nos últimos anos, especialmente na educação, devido ao aumento da digitalização e à integração de tecnologias e métodos ativos de aprendizagem em vários níveis educacionais. Investigar consultas de pesquisas on-line fornece insights sobre tópicos como a gamificação. Este estudo visa examinar as tendências de busca associadas à gamificação utilizando o Google Trends, analisando a popularidade do termo ao longo do tempo e em diferentes regiões do Brasil. Metodologicamente, o Google Trends foi utilizado para analisar resultados de termos de pesquisa relacionados à gamificação em diversos períodos. A análise mostrou um interesse crescente na gamificação a partir de 2013, com picos de buscas durante a pandemia de COVID-19, quando práticas educacionais digitais foram amplamente adotadas. As consultas mais pesquisadas focaram em entender o método e maneiras de aplicá-lo. As regiões Norte e Nordeste apresentaram os maiores volumes de busca. Os resultados destacam a necessidade de fomentar conteúdo sobre o que é gamificação e exemplos de sua aplicação, pois estes são os principais focos de interesse relacionados ao tema.
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