A NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.79642

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância das novas tecnologias na formação de professores. São abordadas duas perspectivas: a necessidade de qualificação contínua para educadores experientes que não estão familiarizados com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a capacitação dos docentes em formação para integrar os recursos digitais de maneira significativa em sua prática profissional. Através de um levantamento bibliográfico, que analisou trabalhos acadêmicos e artigos científicos sobre competências digitais, desenvolvimento docente inicial e contínuo, cultura digital, educação online, imigrantes e nativos digitais, o presente estudo promove uma reflexão sobre a diferença entre educação online e educação a distância, destaca os conceitos de Educação 3.0 e 4.0 para uma compreensão abrangente sobre os recursos tecnológicos em ambientes educacionais, e enfatiza a necessidade de os profissionais da educação compreenderem as bases teóricas e pedagógicas para a utilização eficiente dessas ferramentas digitais no contexto educacional atual.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Melo, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (PPGED/UEA), professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM - POSGRAD UEA 2023-2024). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3353366510368642.

Carolina Brandão Gonçalves, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professora titular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e diretora da Divisão de Difusão Cultural do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2010) e mestre em Ciências da Comunicação pela UFAM (2012). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8487067754847351.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

MELO, Luiz Guilherme; BRANDÃO GONÇALVES, Carolina. A NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.79642. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/79642. Acesso em: 25 ago. 2025.