A NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.79642Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a importância das novas tecnologias na formação de professores. São abordadas duas perspectivas: a necessidade de qualificação contínua para educadores experientes que não estão familiarizados com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a capacitação dos docentes em formação para integrar os recursos digitais de maneira significativa em sua prática profissional. Através de um levantamento bibliográfico, que analisou trabalhos acadêmicos e artigos científicos sobre competências digitais, desenvolvimento docente inicial e contínuo, cultura digital, educação online, imigrantes e nativos digitais, o presente estudo promove uma reflexão sobre a diferença entre educação online e educação a distância, destaca os conceitos de Educação 3.0 e 4.0 para uma compreensão abrangente sobre os recursos tecnológicos em ambientes educacionais, e enfatiza a necessidade de os profissionais da educação compreenderem as bases teóricas e pedagógicas para a utilização eficiente dessas ferramentas digitais no contexto educacional atual.
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