COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BNCC: POR QUE ESTÃO PROPOSTAS NO CURRÍCULO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91242Resumo
O objetivo geral deste estudo é compreender a inserção das competências/habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, foi desenvolvido: i) a análise da BNCC com atenção aos aspectos socioemocionais; ii) o levantamento da literatura sobre o tema; iii) o levantamento de sites da internet voltados ao tema. Como resultados, verificou-se que não há no documento da BNCC definição ou referências teórico-conceituais que embasem o conceito de competências socioemocionais, além disso, o pretexto para o desenvolvimento de tais competências varia de acordo com os estudos, desde uma visão positiva, até aqueles que situam a BNCC em um contexto social neoliberal e compreendem que o desenvolvimento de tais competências é alinhado à formação para o mercado de trabalho. Defendemos, portanto, uma educação que promova diferentes conhecimentos, emocionais e cognitivos, a partir de uma visão não reducionista ou mercadológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).