COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BNCC: POR QUE ESTÃO PROPOSTAS NO CURRÍCULO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91242

Resumo

O objetivo geral deste estudo é compreender a inserção das competências/habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, foi desenvolvido: i) a análise da BNCC com atenção aos aspectos socioemocionais; ii) o levantamento da literatura sobre o tema; iii) o levantamento de sites da internet voltados ao tema. Como resultados, verificou-se que não há no documento da BNCC definição ou referências teórico-conceituais que embasem o conceito de competências socioemocionais, além disso, o pretexto para o desenvolvimento de tais competências varia de acordo com os estudos, desde uma visão positiva, até aqueles que situam a BNCC em um contexto social neoliberal e compreendem que o desenvolvimento de tais competências é alinhado à formação para o mercado de trabalho. Defendemos, portanto, uma educação que promova diferentes conhecimentos, emocionais e cognitivos, a partir de uma visão não reducionista ou mercadológica.

Biografia do Autor

Renata Helena Pin Pucci, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Possui pesquisas na área de formação de professores, trabalho docente, políticas públicas educacionais, análise discursiva e práticas educativas. Líder do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - HiNaS (USF), vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP (UNIFESP).

Rebeka Farias da Silva , Universidade Metodista de Piracicaba

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Possui interesse nas áreas da psicologia e educação, inclusão e políticas educacionais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP (UNIFESP).

Thiago Antunes-Souza, Unifep

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas. Possui pesquisas no campo de estudos da Educação Química, com interesse em estudos sobre formação de professores, desenvolvimento profissional docente. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores -GEPEFOP (UNIFESP).

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

PIN PUCCI, Renata Helena; FARIAS DA SILVA , Rebeka; ANTUNES-SOUZA, Thiago. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BNCC: POR QUE ESTÃO PROPOSTAS NO CURRÍCULO?. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.91242. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91242. Acesso em: 25 ago. 2025.