v. 7 n. 4 (2023): Os Fenômenos da Cibercultura e suas Redes de Docência e Aprendizagem

					Visualizar v. 7 n. 4 (2023): Os Fenômenos da Cibercultura e suas Redes de Docência e Aprendizagem
Publicado: 2023-12-14

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

  • FENÔMENOS CIBERCULTURAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PRESENTE

    Felipe Carvalho, Tania Lucía Maddalena, Marcos Vinícius Dias de Menezes, Edméa Santos, Wallace Carriço de Almeida, Mariano Pimentel
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.80785

Apresentação Temática

  • OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA E SUAS REDES DE DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM

    Rosemary dos Santos, Tania Lucía Maddalena
    14-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.80696

Artigo Seção Temática

  • EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO E CAMINHAR UBÍQUO NAS FORMAÇÕES NA/DA/COM (A) CIBERCULTURA NOS COTIDIANOS

    Leonardo Rangel dos Reis
    27-46
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71676
  • PROCESSOS FORMATIVOS E OS FAZERESSABERES DOCENTES: CAMINHOS ‘PENSADOSPOSSÍVEIS’ COM OS CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS

    Alexandra Garcia, Rejuany Nora Klein da Silva
    47-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73014
  • CIBERFREIREANA: ATRAVESSAMENTOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

    Aristóteles de Paula Berino, Priscilla Brito Cosme, Roberta Sandim
    64-73
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73013
  • EDUCAÇÕES/FORMAÇÕES E O PENSAR/FAZER FILOSÓFICO: POSSIBILIDADES E NECESSIDADES COM AS INVENTIVIDADES NO CAMPO DA CIBERCULTURA

    Périklys Wellinson Monteiro Nascimento, Leonardo Zenha Cordeiro
    74-93
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73977
  • CONVERSAÇÕES EM AULA: UMA ANÁLISE DAS DINÂMICAS CONVERSACIONAIS DE AULAS REMOTAS

    Mariano Pimentel, Felipe Carvalho
    94-116
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70782
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMBIENTES VIRTUAIS NA PERSPECTIVA CRÍTICA: A DINÂMICA DO CIBERESPAÇO

    Rafael Almeida de Freitas
    117-131
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66070
  • FORMAÇÃO DOCENTE E CIBERCULTURA: PERCURSOS LEGAIS E ATUAÇÃO PRÁTICA

    Scheila Simone Secretti, Juliana Brandão Machado
    132-142
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66699
  • REFLEXÕES SOBRE SOCIABILIDADES MEDIADAS PELO DIGITAL EM REDE (RE)CONFIGURANDO NOSSAS RELAÇÕES

    Luciana Velloso, Leila Santos de Santana, Lucia Helena de Andrade Santos, Ana Clara Frey de São Thiago
    143-161
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72402
  • RODA DE LEITURA VIRTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Cintia Chung Marques Corrêa, Monica Cruz Vieira Mendonça, Vivian Ventura Tomé Pedro
    162-180
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66859
  • CIBERCULTURA E O ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM/NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

    Geidy Dalia da Costa Mancio, Priscila Vale-Silva
    181-200
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66884
  • METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COM SUPORTE DE VÍDEOS

    Adriana Barbosa da Silva
    201-217
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67597
  • ASPECTOS BAKHTINIANOS NA ENUNCIAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VOLTADA PARA ENSINO SUPERIOR NO YOUTUBE

    Maria Carolina Alves, Daniela Franco Carvalho
    218-231
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67678
  • LETRAMENTO HISTÓRICO: O ENSINO DE HISTÓRIA À LUZ DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA ERA DA INFORMAÇÃO

    Jades Daniel Nogalha De Lima, Andréa Kochhann
    232-249
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68293
  • OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO NÃO PRESENCIAL: RELATOS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE CODÓ-MA

    Maria Nayara, Cristiane Dias Martins da Costa
    250-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66897
  • EXPLORANDO SENTIDOS E CONHECIMENTOS EM VIDEOGAMES COM UMA ANÁLISE BASEADA NA GRAMÁTICA DA MULTIMODALIDADE

    Victor Ernesto Silveira Silva
    265-284
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66819

Relato de Experiência

  • NO MEIO DA PANDEMIA, A TERTULIA DE GABRIELA: RELATOS NA CIBERCULTURA PARA VIVER A LITERATURA DE MULHERES

    Phelipe de Lima Cerdeira, Camilla Xavier Duarte, Luana Aranin Cordeiro Carrara, Yasmin Tinoco Pereira
    285-304
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77216
  • A UERJ NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID 19: DILEMAS E DESAFIOS

    Marcia Taborda, Lincoln Tavares, Rosana Oliveira, Alexsandra Barbosa, Caren Regis
    305-324
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73023
  • ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS DIGITAIS

    Sebastiao da Silva Vieira, Murilo Lacerda Santos
    325-335
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66467

Resenhas

  • INVENTANDO HISTÓRIAS: ENTRE CÂMERAS, CONVERSAS E INVENÇÕES

    Shenia Mineiro Martins, Cássios Clay Oliveira Gomes
    336-349
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.79949
  • RESENHA: A PESQUISA COMO HEURÍSTICA, ATO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - EXPERIÊNCIAS TRANSINGULARES COM O MÉTODO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

    Mirian Maia do Amaral
    350-355
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74313

Artigo Fluxo Contínuo