APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88612Resumo
Durante a pandemia da Covid-19, as aprendizagens de docência com tecnologias digitais (TD) na educação básica foram fundamentais para garantir a continuidade do ensino e promover a adaptação dos professores ao ambiente virtual. O uso dessas tecnologias exigiu uma rápida capacitação e adaptação por parte dos educadores, demonstrando a importância da atualização constante frente aos desafios emergentes na educação. Este estudo visou analisar as aprendizagens de docência com TD no período da Covid-19. Neste sentido, utilizou-se uma pesquisa de abordagem mista e ex post facto. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line composto por 16 questões objetivas, respondido por 139 profissionais de escolas públicas e privadas de Alagoas. Dessa forma, a pesquisa investigou o fenômeno da incorporação das TD no período da pandemia, com foco na seguinte questão orientadora: quais as aprendizagens que os professores da educação básica nas escolas de Alagoas apresentam, do período da incorporação das TD durante a Pandemia da Covid-19? Os resultados revelaram a influência de políticas públicas ativas e favoráveis ao uso das TD na educação, bem como a importância de formações continuadas para capacitar os professores. Observou-se que os professores participantes compreenderam os impactos das TD em suas práticas pedagógicas durante a pandemia. Como conclusão, sugere-se a elaboração de estratégias para proporcionar melhores condições e infraestrutura, promovendo o uso eficaz das TD na educação em constante evolução.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).