APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88612

Resumo

Durante a pandemia da Covid-19, as aprendizagens de docência com tecnologias digitais (TD) na educação básica foram fundamentais para garantir a continuidade do ensino e promover a adaptação dos professores ao ambiente virtual. O uso dessas tecnologias exigiu uma rápida capacitação e adaptação por parte dos educadores, demonstrando a importância da atualização constante frente aos desafios emergentes na educação. Este estudo visou analisar as aprendizagens de docência com TD no período da Covid-19. Neste sentido, utilizou-se uma pesquisa de abordagem mista e ex post facto. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line composto por 16 questões objetivas, respondido por 139 profissionais de escolas públicas e privadas de Alagoas. Dessa forma, a pesquisa investigou o fenômeno da incorporação das TD no período da pandemia, com foco na seguinte questão orientadora: quais as aprendizagens que os professores da educação básica nas escolas de Alagoas apresentam, do período da incorporação das TD durante a Pandemia da Covid-19? Os resultados revelaram a influência de políticas públicas ativas e favoráveis ao uso das TD na educação, bem como a importância de formações continuadas para capacitar os professores. Observou-se que os professores participantes compreenderam os impactos das TD em suas práticas pedagógicas durante a pandemia. Como conclusão, sugere-se a elaboração de estratégias para proporcionar melhores condições e infraestrutura, promovendo o uso eficaz das TD na educação em constante evolução.

Biografia do Autor

Débora Vanessa Lira de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possuo graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mas também sou pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Uniasselvi, com experiência em Educação Infantil e em secretária escolar por 3 anos.

Giselle da Silva Mendonça de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2024). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Maria do Amparo da Silva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pela UFAL( Início: Fevereiro 2023), faço parte do grupo : comunidade virtuais.Possuo graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Alagoas (2007). Pós graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER; pós graduada em Gestão do Ensino Superior pela FERA.  Trabalha como professora na ESCOLA ESTADUAL GRACILIANO RAMOS em Palmeira dos Índios/AL. Trabalho com Itinerários formativos: Projeto de vida, Oferta eletiva, Projeto integrador, Estudos Orientados e Trilhas de aprofundamento. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA PORTUGUESA. Acredito na transformação social por meio da educação e pesquisa.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2), é licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesmac, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio pós-doutoral em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, Portugal e estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal) e também já exerceu as funções de Coordenador UAB/Ufal e Vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB. Atualmente é coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, professor associado da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

DÉBORA VANESSA LIRA DE OLIVEIRA; GISELLE DA SILVA MENDONÇA DE LIMA; MARIA DO AMPARO DA SILVA NUNES; FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL. APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.88612. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88612. Acesso em: 25 ago. 2025.