A (RE)CRIAÇÃO DE ELIS REGINA PELA IA
DIALOGISMOS, AUTENTICIDADE E IMPACTOS NA COMUNIDADE INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89450Resumo
Este estudo objetiva compreender como a publicidade que (re)criou Elis Regina, utilizando a Inteligência Artificial (IA) impactou/impacta a comunidade indígena, especialmente no que concerne às questões de autenticidade e representatividade. Partindo dos postulados de Benveniste (1976) e Kristeva (2005; 1969), a pesquisa explora como a linguagem, enquanto objeto de reflexão, contribui para a construção de significados e a comunicação. Além disso, estabelece conexões com as teorias do Círculo Bakhtiniano, em Bakhtin/Volochìnov (2017), demonstrando como as reflexões desses intelectuais fornecem um alicerce teórico para entender a comunicação publicitária. A pesquisa dialoga também com os Letramentos Críticos, conforme proposto por Janks (2014), Luke e Freebody (1997), incentivando uma análise crítica das representações culturais e das relações de poder subjacentes. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem bibliográfica quali-quantitativa, permitindo uma investigação ampla e aprofundada dos fenômenos estudados. A pesquisa busca refletir sobre as questões de autenticidade e representatividade que se fazem pertinentes frente à justificativa da necessidade de compreender o impacto cultural das campanhas publicitárias. Ao examinar a influência das tecnologias na comunicação e nas dinâmicas de poder contemporâneas, o estudo convida a uma reflexão crítica sobre a maneira como as novas tecnologias estão moldando as percepções culturais e a identidade em comunidades historicamente marginalizadas, como a indígena. Os resultados revelam que é imperativo compreender como essa recriação dialoga com as percepções de autenticidade cultural, respeitando e valorizando a herança indígena enquanto desafia narrativas preconcebidas. Assim, a publicidade precisa ser vista não apenas como uma ferramenta de marketing, mas também como um meio de promover um diálogo intercultural que reconheça e celebre as diferenças/diversidade culturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).