CULTURA MAKER, ABORDAGEM STEAM E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.82852Resumo
O estudo de caso possibilitou fazer analises em torno do pensamento computacional em sala de aula, através de atividades plugadas e desplugadas, através da construção de protótipos produzidos com materiais reciclados do lixo retirado das ruas, de casa e da escola e atividade plugadas por meio do microbit na plataforma makecode. Como forma de mediar a construção de conhecimento sobre conteúdos curriculares, eletrônica e robótica sustentável, abordando a cultura maker e o pensamento computacional no ensino fundamental anos iniciais. O trabalho foi organizado para mobilizar uma prática pedagógica e formativa, que incentivasse a aprendizagem dos alunos pela sua criatividade e os estimulasse na experimentação de ideias e na exploração de pesquisas, visando propor soluções locais à comunidade. Uma das soluções foi a reciclagem de lixo, que deu origem à construção de robôs sustentáveis e casa inteligente e uso através do microbit, trabalhando a robótica Sustentável e desafios makers. Tendo como problemática o seguinte questionamento? Como a utilização dos fundamentos da computação, através de atividades plugadas e desplugadas podem potencializar práticas e saberes nos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?
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