POSSIBILIDADES DA CORTADORA A LASER PARA A ABORDAGEM DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.80474Resumo
A partir da disseminação dos ideais da Cultura Maker na Educação, buscamos nesse artigo entender a importância da CNC no meio educacional, trazendo suas principais possibilidades e os possíveis desafios para sua implementação. Este equipamento, apesar de ter sido criado na década de 1940, evoluiu bastante e é utilizado tanto no ramo da tecnologia como na área industrial, ma vem surgindo articulado à educação voltada à Cultura Maker, por conta da implementação de Espaços Maker em escolas. Assim, por meio de uma pesquisa netnográfica com inspiração na análise de conteúdo, buscamos projetos com a CNC compartilhados em repositórios online. Os principais resultados indicam que a CNC ainda é pouco utilizada, e os projetos educacionais são, em sua maioria, jogos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).