POSSIBILIDADES DA CORTADORA A LASER PARA A ABORDAGEM DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.80474

Resumo

A partir da disseminação dos ideais da Cultura Maker na Educação, buscamos nesse artigo entender a importância da CNC no meio educacional, trazendo suas principais possibilidades e os possíveis desafios para sua implementação. Este equipamento, apesar de ter sido criado na década de 1940, evoluiu bastante e é utilizado tanto no ramo da tecnologia como na área industrial, ma vem surgindo articulado à educação voltada à Cultura Maker, por conta da implementação de Espaços Maker em escolas. Assim, por meio de uma pesquisa netnográfica com inspiração na análise de conteúdo, buscamos projetos com a CNC compartilhados em repositórios online. Os principais resultados indicam que a CNC ainda é pouco utilizada, e os projetos educacionais são, em sua maioria, jogos.

Biografia do Autor

Fabiana Andrade, CEFET-RJ

Atua como docente EBTT de Matemática no Colegiado de Engenharia Mecânica e Coordenadora do Laboratório Maker CEFET/RJ Itaguaí. É tutora à distância da Fundação CECIERJ, do consórcio CEDERJ-UFF, no curso de Licenciatura em Matemática. Possui doutorado em Ensino e História de Matemática e de Física pela UFRJ (2020), mestrado em Matemática em Rede Nacional pela UNIRIO (2014), especialização em Novas Tecnologias do Ensino de Matemática (NTEM) do LANTE-UFF (2017) e licenciatura em Matemática pela Universidade do Grande Rio (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação. Foi professora efetiva DE de Matemática do Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), professora substituta do Departamento de Matemática Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ter atuado nas redes estadual e municipal do RJ de 2011 a 2015. 

Gabrielle de Novaes Santana, CEFET-RJ

É Bolsista de iniciação cient´ífica da FAPERJ, graduanda em Engenharia de Produção no CEFET-RJ. Atua como trainne na empresa Gerdau. 

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

ANDRADE, Fabiana; DE NOVAES SANTANA, Gabrielle. POSSIBILIDADES DA CORTADORA A LASER PARA A ABORDAGEM DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.80474. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/80474. Acesso em: 25 ago. 2025.