ACESSO E USABILIDADE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS: MOODLE E GOOGLE CLASSROOM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.90565

Abstract

ABSTRACT 

The platformization of education has boosted the use of Digital Educational Platforms, such as Moodle and Google Classroom, with the promise of increasing collaboration, authorship and student engagement. Educational innovation on these platforms is not restricted to technologies; teacher mediation is essential to ensure interactive, authorial and collaborative spaces, beyond content repositories. The research, which takes a qualitative approach, combines a literature review, comparative study, interviews with teachers from the UFSC College of Application and observations of the digital platforms at EEB Professor Adelina Regis. Data analysis is based on criteria such as usability, accessibility, interactivity, offline support, data security and privacy, compatibility and integration with other platforms, comparing their potential and pedagogical challenges The results point to differences in the use of platforms between the federal and state spheres, highlighting the need to qualify the infrastructure in the face-to-face model and student engagement in the hybrid model, both of which interfere with usability and the development of innovative practices in secondary education. The research contributes to the discussion on the relationship between educational innovation and digital culture, problematizing the usability possibilities of digital platforms to strengthen authorship, engagement and critical thinking, avoiding the reproduction of content.

 

Author Biographies

Cristiane Mezaroba, Estado SC

Mestra em Ciência e Engenharia de Materiais (2017) pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC sendo pesquisadora bolsista Produtividade em Pesquisa pela CAPPES, Pós-graduada em Microbiologia Aplicada (2009) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Graduada em Tecnologia em Química Ambiental (2004) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e nas Licenciaturas em Química (2022) e em Ciências Biológicas (2023) pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente como Professora Orientadora de Laboratório de Tecnologias Educacionais em Escola de Ensino Médio na Regional de Videira - Secretaria do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na Educação nas áreas de Tecnologias Digitais e Ciências da Natureza (Superior, Técnico, Educação Profissional, e Ensino Médio). Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, cultura digital, ambientes de aprendizagem, práticas pedagógicas, ensino de ciências, ciências da natureza, ensino híbrido e educação básica.

Juliana Silva dos Santos Martins, UFSC

Possui graduação em Pedagogia- habilitação anos iniciais pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (2003) e graduação em Pedagogia- habilitação Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2007). Constituiu-se enquanto professora da educação básica com ênfase na educação especial, atuando em diferentes redes públicas de ensino do estado de Santa Catarina, desde 2003. Desde 2015 atua como professora de educação especial no Colégio de Aplicação na UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. Faz uso da gamificação na educação para a construção do processo de acessibilidade educacional, possibilitando elaborar o conhecimento significativo e flexibilizado, potencializa a aquisição de habilidades, contribui na elaboração de estratégias pedagógicas que respeitem as especificidades corporais/sensoriais dos sujeitos no espaço/tempo educacional. Os elementos do jogo como: níveis, desafios, estímulos motivacionais e feedback imediato possibilitam o engajamento de todos os estudantes, bem como o público alvo da educação especial. Participa do grupo de Estudos sobre a Deficiência-NED/ PPGP-UFSC, desde 2018, organizado pela prof. Pós-Doutora Marivete Gesser. Participa do LEdI - Laboratório de Educação Inclusiva- UDESC, desde 2019, sob a responsabilidade da Prof. Dra. Solange Cristina da Silva em parceria com a pesquisadora Profa. Dra. Geisa Letícia Kempfer Böck. Pesquisa as temáticas vinculadas à acessibilidade educacional, DUA- Desenho Universal para Aprendizagem, as estratégias pedagógicas e atitudinais que atravessam o processo de ensino-aprendizagem produzindo inclusão ou exclusão.

Dulce Márcia Cruz, UFSC

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), Universidade Aberta do Brasil e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (CED). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias no CNPq. Pesquisa na interface entre a Comunicação, a Educação e as Mídias, com foco nos games, na formação docente para as mídias digitais no ensino presencial e a distância; nas linguagens e narrativas na cultura digital e nos processos, práticas de produção e análise dos gêneros digitais, especialmente os jogos digitais. Coordena desde 2015 a produção do Game Comenius de formação para as mídias. Graduação em Comunicação Social (RTV) pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001).Pós-doutorado em andamento no PPGEDU/UFBA. Bolsista Fulbright/Capes durante o doutorado-sanduíche no Departamento de Radio/Television/Film - Universidade doTexas, EUA (1998). Bolsista da Bieschöfliche Aktion Adveniat na Universidade de Navarra, Espanha (1982) e da JICA, na NHK TV, Japão (1984). Foi professora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e do Curso de Comunicação Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência profissional em TV como produtora, diretora, roteirista e editora de telejornais na TV Cultura de São Paulo e RBSTV.

Published

2025-08-01

How to Cite

MEZAROBA, Cristiane; SILVA DOS SANTOS MARTINS, Juliana; MÁRCIA CRUZ, Dulce. ACESSO E USABILIDADE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS: MOODLE E GOOGLE CLASSROOM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–24, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.90565. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90565. Acesso em: 3 aug. 2025.