DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.87794Resumo
A utilização da tecnologia no espaço educacional por professores indígenas requer a formação de competências para que os docentes possam interagir de maneira eficiente com os discentes e propiciar o aprimoramento do ensino-aprendizagem. Para os professores é um período de adaptação com as ferramentas digitais e com as concepções pedagógicas que norteiam o ensino com a tecnologia. Este estudo se propôs a analisar trabalhos científicos sobre a docência na Educação Escolar Indígena (EEI) e identificar desafios na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar indígena. A trajetória metodológica foi efetivada por meio da pesquisa bibliográfica, através de uma investigação em trabalhos científicos produzidos entre 2009 e 2020, ou seja, compreendendo a segunda década do século XXI, de efervescentes mudanças tecnológicas. A partir da análise dos trabalhos foi evidenciado que os professores enfrentam dificuldades, como a ausência de ferramentas digitais para ministrarem suas aulas ou casos em que professores possuíam recursos tecnológicos digitais, mas não sabiam utilizar, com também escolas sem internet e outras situações identificadas como problemáticas. Os dados foram analisados à luz de Bardin (2016), com aplicação de análise de conteúdo, classificação e inferências. Concluiu-se que a docência na EEI e o uso de TICs pelos professores é importante para a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de sua cidadania e que deve acontecer de forma ética e crítica, com a garantida de formação para os professores e respeito aos seus saberes, contextos e experiências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).