DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.87794

Resumo

A utilização da tecnologia no espaço educacional por professores indígenas requer a formação de competências para que os docentes possam interagir de maneira eficiente com os discentes e propiciar o aprimoramento do ensino-aprendizagem. Para os professores é um período de adaptação com as ferramentas digitais e com as concepções pedagógicas que norteiam o ensino com a tecnologia. Este estudo se propôs a analisar trabalhos científicos sobre a docência na Educação Escolar Indígena (EEI) e identificar desafios na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar indígena. A trajetória metodológica foi efetivada por meio da pesquisa bibliográfica, através de uma investigação em trabalhos científicos produzidos entre 2009 e 2020, ou seja, compreendendo a segunda década do século XXI, de efervescentes mudanças tecnológicas. A partir da análise dos trabalhos foi evidenciado que os professores enfrentam dificuldades, como a ausência de ferramentas digitais para ministrarem suas aulas ou casos em que professores possuíam recursos tecnológicos digitais, mas não sabiam utilizar, com também escolas sem internet e outras situações identificadas como problemáticas. Os dados foram analisados à luz de Bardin (2016), com aplicação de análise de conteúdo, classificação e inferências. Concluiu-se que a docência na EEI e o uso de TICs pelos professores é importante para a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de sua cidadania e que deve acontecer de forma ética e crítica, com a garantida de formação para os professores e respeito aos seus saberes, contextos e experiências.

Biografia do Autor

Igor Oliveira, Universidade Federal do Acre

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Manejo e Conservação da Vida Silvestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio sanduíche no Zoological Research Museum Alexander Koenig, em Bonn, na Alemanha no ano de 2013. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre, atuando no Curso de Licenciatura Indígena e como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFAC

Vania Barboza da Silva, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC AM)

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre- UFAC (2022). Especialista em Letramento Digital pela Universidade Estadual do Amazonas- UEA (2020). Graduada em Pedagogia pela UFAC (2006). Atualmente atua como pedagoga na Coordenadoria Regional de Guajará- Amazonas. Desempenha um trabalho na assessoria pedagógica às escolas estatuais do município, na elaboração e acompanhamento do Projeto Político-Pedagógico, no desenvolvimento das Propostas Curriculares, avaliações externas, projetos escolares e outras articulações pedagógicas no cotidiano das escolas. Participa da formação de professores como articuladora do CEPAN digital e contribui na divulgação das formações realizadas.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Igor; BARBOZA DA SILVA, Vania. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.87794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/87794. Acesso em: 25 ago. 2025.