A BRINCADEIRA CAMA DE GATO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88885Resumo
As brincadeiras de infâncias geralmente trazem alegria, diversão e sentimento de liberdade para os envolvidos, e relacioná-las com a matemática pode ser um meio eficiente para o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Este artigo pretende relatar a construção, a aplicação e as discussões acerca do material didático “Cama de gato: o barbante e a geometria” elaborado pelo projeto de extensão “Sem mais nem menos nas escolas”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A brincadeira Cama de gato consiste em trançar um barbante entre os dedos formando figuras diversas e o material didático aborda posições relativas entre retas e figuras geométricas na brincadeira, tornando-se um recurso pedagógico para o ensino de geometria e possibilitando trabalhar a coordenação motora e a atenção. No material, consta uma explicação inicial sobre a origem e o significado da brincadeira; em seguida apresenta imagens relacionadas a oito camas de gato, com o passo a passo, as regras de como brincar e alguns itens e questionamentos. As aplicações do material ocorreram em 2023 e 2024, e tiveram a participação de 177 estudantes de turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas públicas da Educação Básica em Maceió-Alagoas. Sobre os resultados, alguns estudantes relataram dificuldades na construção das camas de gato, contudo, houve bastante engajamento dos estudantes no desenvolvimento da atividade. Com este material didático, esperamos resgatar esta brincadeira de infâncias e socializar mais uma possibilidade para o ensino de matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).