A BRINCADEIRA CAMA DE GATO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.88885

Resumo

As brincadeiras de infâncias geralmente trazem alegria, diversão e sentimento de liberdade para os envolvidos, e relacioná-las com a matemática pode ser um meio eficiente para o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Este artigo pretende relatar a construção, a aplicação e as discussões acerca do material didático “Cama de gato: o barbante e a geometria” elaborado pelo projeto de extensão “Sem mais nem menos nas escolas”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A brincadeira Cama de gato consiste em trançar um barbante entre os dedos formando figuras diversas e o material didático aborda posições relativas entre retas e figuras geométricas na brincadeira, tornando-se um recurso pedagógico para o ensino de geometria e possibilitando trabalhar a coordenação motora e a atenção. No material, consta uma explicação inicial sobre a origem e o significado da brincadeira; em seguida apresenta imagens relacionadas a oito camas de gato, com o passo a passo, as regras de como brincar e alguns itens e questionamentos. As aplicações do material ocorreram em 2023 e 2024, e tiveram a participação de 177 estudantes de turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas públicas da Educação Básica em Maceió-Alagoas. Sobre os resultados, alguns estudantes relataram dificuldades na construção das camas de gato, contudo, houve bastante engajamento dos estudantes no desenvolvimento da atividade. Com este material didático, esperamos resgatar esta brincadeira de infâncias e socializar mais uma possibilidade para o ensino de matemática.

Biografia do Autor

Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Seduc-AL e Semed-Maceió

Mestra em Matemática (Profmat) pela Universidade Federal de Alagoas (2017), Especialista em Educação Matemática pelo Cesmac (2015), graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (1992). Atualmente é professora da Secretaria de Estado da Educação e Esportes, Professora da Secretaria Municipal de Educação de Maceió e Professora Colaboradora do Projeto de Extensão “Sem mais nem menos” da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, práticas pedagógicas, docência, pesquisa e jogos matemáticos.

Elisabelly dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Possui doutorado em Educação Matemática e pós-doutorado na área de História das Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), mestrado em Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente, é professora efetiva no Instituto de Matemática da Ufal, coordenadora do projeto de extensão “Sem mais nem menos” da Ufal, docente no Profmat-Ufal e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática, líder do Grupo de Pesquisa “História da Matemática e Educação Matemática” da Ufal, membro da diretoria da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Tayná Elias dos Santos , Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus A. C. Simões.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

SEVERINA DA CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE, Erenilda; DOS SANTOS SILVA, Elisabelly; DE OLIVEIRA SANTOS, Viviane; ELIAS DOS SANTOS , Tayná. A BRINCADEIRA CAMA DE GATO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.88885. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88885. Acesso em: 25 ago. 2025.