EDUCAÇÃO CIBERCULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83738

Resumo

Configuraçõesv. 8 n. 3 (2024): Elas/es nas redes: decolonialidade nas pesquisas e nas docências sobre/na/com a cultura digital

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Está como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CNPq pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Colunista de Educação na Revista Horizontes da Sociedade Brasileira de Computação. Editor-gerente da Revista Docência e Cibercultura. É Ad Hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação. Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/, Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br. Coordenadora do GT 16 da Anped (2017-2019; 2019-2021).

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

Marcos Vinícius Dias de Menezes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Estudante de Letras - Português/Inglês na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista de Iniciação Científica na FAPERJ, onde exerço minha função como membro e apoio do Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC), orientado pela professora Edméa Santos.

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC). Professor de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: App-Learning, Formação de professores,  Cibercultura, Práticas pedagógicas, Educação online e Informática na Educação.

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC/UFRRJ).

Referências

BRUNO, Adriana Rocha; SOUZA, Bianca Dias de; SOUZA, Káren Taloana Florêncio. (TRANS)FORMAÇÕES NAS DOCÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS: INTERFACES COM A CULTURA DIGITAL, A DECOLONIALIDADE E A LINGUAGEM EMOCIONAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-15. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76971

CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Atividades autorais online: aprendendo com criatividade. SBC Horizontes, nov. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/11/atividadesautorais. Acesso em: 24 abr. 2024.

CARVALHO, Felipe da Silva Ponte; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Autorias partilhadas na interface cidade-redes digitais. Interfaces Científicas-Educação, v. 6, n. 3, p. 29-40, 2018. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317/2846. Acesso em: 24 abr. 2024.

CUNHA, Shirlei Alexandra da. NAS BRECHAS DO SISTEMA: DECOLONIALIDADE, COMUNICAÇÃO, MÍDIAS E IDENTIDADE NEGRA. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-17. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74431

DOMINGUES, Quésia Alves de Souza Sanches; PESCE, Lucila. MEMES ANTIFEMINISTAS E CONSERVADORISMO EM REDE: UMA ANÁLISE DAS LEITURAS E ENQUADRAMENTOS DOS FEMININOS DESVIANTES. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-23. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71816

FERNANDES, Nathan Moretto Guzzo; BORGES, Vilmar José; MARTINS, Rebeca Soterio; SOUSA, Shirlliney Virginio de; MELO, Tiago Cardoso Melo. NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA, O QUE PODE A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA? Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-23. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74551

GONZÁLEZ, Miguel Alberto González; PINEDA, Andrés Felipe Restrepo. CIBERNÉTICA, INTELIGENCIA ARTIFICIAL, INVESTIGACIÓN Y DESCOLONIZACIÓN. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-22. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.74959

NETO, Constantino Dias da Cruz; HESSEL, Ana Maria Di Grado. O DIGITAL EM REDE E A FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VIABILIZANDO UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE PRÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-16. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74421

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Ambiências computacionais para dinamizar sua aula online: é hora de ocuparmos ciberespaços! SBC Horizontes, set. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/09/ambienciascomputacionais. Acesso em: 22 abr. 2024.

RIZZARDA, Angélica Dalla; BATTISTI, Sabrina; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-14. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71105

VIEIRA, Teresa; AMANTE, Lúcia. PROMOVENDO A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS EM ANGOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE ELEARNING. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-17. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74694

VIQUE, Isabela Pereira; SOARES, Maria da Conceição Silva; SILVA, Maíra Mello. MEMETIZANDO A CIÊNCIA: #FRIDACONSELHEIRA COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-19. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.74571

YAMAGUCHI, Renato Akio da Cruz; SANTOS, Wilmihara Benevides da Silva Alves dos. AÇÕES EDUCATIVAS MUSEAIS ONLINE NA PANDEMIA: INTERSECÇÃO ENTRE ARTE, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-30. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76084

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

CARVALHO, Felipe; EDMÉA SANTOS; MARIANO PIMENTEL; MARCOS VINÍCIUS DIAS DE MENEZES; WALLACE CARRIÇO DE ALMEIDA; TANIA LUCÍA MADDALENA. EDUCAÇÃO CIBERCULTURAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 01–08, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.83738. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83738. Acesso em: 12 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>