OFICINA DE SCRATCH COM PROFESSORES DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA UFMT: PESQUISA-FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91128

Resumo

Este artigo é resultado do recorte de uma pesquisa em fase de desenvolvimento no âmbito do Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é compreender as potencialidades formativas de uma oficina de Scratch na formação dos estudantes do curso de Especialização em Informática na Educação do Instituto de Computação da UFMT, para a possível mobilização de letramentos digitais. A metodologia adotada é a pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2019), por promover a formação de pesquisadores atentos e implicados com as dinâmicas contemporâneas, em que a formação docente não dicotomiza-se com a formação para e com a pesquisa. Os resultados demonstram que a experiência mobilizou diversas dimensões dos letramentos digitais nos praticantes da pesquisa, contribuindo com as suas práticas pedagógicas implicadas ao cenário educacional em tempos de cibercultura. Conclui-se que a experiência formativa evidencia o potencial do digital em rede enquanto prática de uso cotidiano em processos de pesquisa e de formação na educação.

Biografia do Autor

Angélica Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Técnica Administrativa da UFMT. Graduada em Matemática com Especialização em Matemática para a Educação Básica pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atuou como Tutora do Curso Extensão Cidadania e Controle Social pelo TCE/MT e UFMT de 2019 a 2021.Atua como Tutora de Educação a Distancia para o Curso de Especialização Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto de Computação UFMT desde 2017. Associada ANPED: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Associada SBC: Sociedade Brasileira de Computação.

Tereza Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil (ingresso em 2006). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020-2021). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2016), com Doutoramento Sanduíche na Universidade Aberta (UAb), Portugal (2014-2015), bolsa Prodoutoral Docente Capes (2012-2013 e 2016) e bolsa Doutorado SWE CNPq-Ciência sem Fronteiras (2014-2015). Mestre em Educação pela UFMT (2004-2006). Especialista em Formação de Orientadores para EaD pela UFMT (2002) e em Psicopedagogia (2000). Licenciada em Pedagogia (1997). Atua na docência na graduação (presencial e EaD) nas áreas de Múltiplas Linguagens: Alfabetização, Letramentos e Literatura Infantil; Introdução a EaD, Seminários Temáticos, Práticas Pedagógicas e Ensino/Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso. Atuou no curso de Pedagogia Acordo Brasil-Japão nas disciplinas de Introdução a EaD, Múltiplas Linguagens e Estágio (2009-2012). Atua na docência no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, nas disciplinas de Pesquisa em Educação I e II, Seminário Avançado I e II, Pesquisa em Ciências da Educação e na Orientação a estudantes de Mestrado e Doutorado. Na Área de gestão acadêmica Coordenou polos de EaD 2000-2023; Seção de EaD/SETEC (2018/2029); Curso de Aperfeiçoamento EaD Internacional Brasil-Japão (2018); Curso de Graduação em Pedagogia EaD (2010-2012); Núcleo de EaD - NEAD (2018-2020); Seção Temática da Revista Pública de Educação da UFMT (2022-2023). Pesquisa nas temáticas: Cibercultura, Cultura Digital, EaD, Educação On-line, Tecnologias Digitais, Letramentos Digitais, Letramentos Literários, Multiletramentos Críticos e Ciberfeminismos Plurais. Participa dos Grupos de Pesquisa Lêtece-UFMT e GpDoc-UFRRJ, ambos no CNPq. Coordena projeto de pesquisa registrado na Propeq/UFMT/Grupo de estudos livres Quintas Ciberfeministas. Coordenou (pro tempore) o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMT (13/03/2023 a 12/04/2023). Coordenadora do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) gestão 2023-2025. 

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Publicado

01-08-2025

Como Citar

DE CARVALHO MOREIRA, Angélica; FERNANDES, Tereza. OFICINA DE SCRATCH COM PROFESSORES DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA UFMT: PESQUISA-FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.91128. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91128. Acesso em: 25 ago. 2025.