OFICINA DE SCRATCH COM PROFESSORES DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA UFMT: PESQUISA-FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91128Resumo
Este artigo é resultado do recorte de uma pesquisa em fase de desenvolvimento no âmbito do Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é compreender as potencialidades formativas de uma oficina de Scratch na formação dos estudantes do curso de Especialização em Informática na Educação do Instituto de Computação da UFMT, para a possível mobilização de letramentos digitais. A metodologia adotada é a pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2019), por promover a formação de pesquisadores atentos e implicados com as dinâmicas contemporâneas, em que a formação docente não dicotomiza-se com a formação para e com a pesquisa. Os resultados demonstram que a experiência mobilizou diversas dimensões dos letramentos digitais nos praticantes da pesquisa, contribuindo com as suas práticas pedagógicas implicadas ao cenário educacional em tempos de cibercultura. Conclui-se que a experiência formativa evidencia o potencial do digital em rede enquanto prática de uso cotidiano em processos de pesquisa e de formação na educação.
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