INTERCULTURALITY AND DECOLONIALITY IN MATHEMATICS EDUCATION: INTEGRATING AFRO-BRAZILIAN AND INDIGENOUS KNOWLEDGES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.92826

Abstract

This article discusses the importance of intercultural and decolonial perspectives in mathematics education that integrates Afro-Brazilian and Indigenous knowledges, based on Brazilian Laws 10.639/2003 and 11.645/2008. This theoretical-epistemological study is a development of a doctoral dissertation that analyzes the main challenges and proposes pathways for an “other” mathematics education, exploring the possibilities of valuing students’ cultural differences and the need for teacher education. This decolonial and critical intercultural research in education is grounded in the ideas of Veríssimo, Vicente, Fernandes, Walsh, Candau, Moreira, Munduruku, and Krenak. Based on this foundation, examples are presented and discussed on how games and cultural elements—such as Mancala, Sankofa, and Indigenous graphic symbols—can be used to teach mathematical concepts in a meaningful and culturally contextualized way. The conclusion of this theorization emphasizes the importance of training teachers from intercultural and decolonial perspectives and of creating a mathematics curriculum that promotes the recognition and appreciation of differences.

Author Biographies

Michael Gandhi Monteiro dos Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutorando no PPG em Educação e Cultura Contemporânea da UNESA na linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE), Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Especialista em Avaliação Educacional -FASEC, Especialista em Ensino de Matemática-FATE, Especialista em Matemática e suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho-UFPI. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (GPEC/CNPq). Professor da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral, Matemática Financeira e Formação Continuada de Professores de Matemática. Atualmente é professor em cursos de graduação e pós-graduação da UNIATENEU e da UNIFANOR Wyden.

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Está como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CNPq pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Colunista de Educação na Revista Horizontes da Sociedade Brasileira de Computação. Editor-gerente da Revista Docência e Cibercultura. É Ad Hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Ana Paula da Silva Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA inserida na linha de Políticas, Gestão e Formação de Educadores, professora dos cursos de graduação em Pedagogia e Educação Física da UNESA e professora formadora no Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) na Secretaria Municipal de Educação do município de Duque de Caxias/RJ. Líder do Grupo de Estudos Diversidade Diferenças Escola e Cultura (s) - GEDDEC e Coordenadora do LAB_PED - Laboratório de Pesquisa e Extensão do Curso de Pedagogia (Campus Campo Grande/RJ). Possui formação em Licenciatura em Educação Física (2001) e Mestrado em Educação (2013), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação (2018) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO). Como pesquisadora atua no campo do Multiculturalismo, Educação Intercultural, Decolonialidade, Gênero e Educação Física Escolar. É integrante do Grupo de Pesquisas sobre o Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC - PUC-Rio).

Marcélia Amorin Cardoso, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Professora do PPGE/UNESA. Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ (2019). Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2003), Psicopedagoga pela Universidade Cândido Mendes(1999), Graduada em Pedagogia - UNIG - Universidade Iguaçu (1990). Servidora pública do município de Belford Roxo, RJ e da rede estadual do Rio de Janeiro atuando como professora de Disciplinas Pedagógicas no Curso Normal, nível médio, orientando e acompanhando estágios supervisionados. Atuei como professora substituta nos cursos de Pedagogia e História do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/ UFRRJ e Professora Formadora do PARFOR/UFRRJ. Professora do curso de Pedagogia (FABEL). Docente do ensino superior nas áreas de Currículo e Cultura, Educação e Contextos Contemporâneos, Fundamentos da Educação, Políticas Públicas para a Educação; Metodologia, Didática e Prática Pedagógica; Organização do Trabalho Pedagógico, Estágio Supervisionado e Iniciação Científica. Tenho experiência em: Educação Popular, Movimento Social, Educação do Campo, Formação inicial e continuada de educadoras(es) populares e professoras(es), Estágio Supervisionado, orientação de TCC/Monografia, orientação educacional, pedagógica e gestão participativa. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo - FRECON/UFRRJ.

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Published

2025-08-01

How to Cite

MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS; CARVALHO, Felipe; ANA PAULA DA SILVA SANTOS; MARCÉLIA AMORIN CARDOSO. INTERCULTURALITY AND DECOLONIALITY IN MATHEMATICS EDUCATION: INTEGRATING AFRO-BRAZILIAN AND INDIGENOUS KNOWLEDGES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.92826. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/92826. Acesso em: 11 dec. 2025.

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