SONORIDADES EM/NA REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81306

Resumo

v. 8 n. 1 (2024): Os sons na criação de ‘conhecimentossignificações’ – o uso de artefatos culturais nas redes educativas da formação docente

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Está como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CNPq pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Colunista de Educação na Revista Horizontes da Sociedade Brasileira de Computação. Editor-gerente da Revista Docência e Cibercultura. É Ad Hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Edméa Santos, UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação. Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/, Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br. Coordenadora do GT 16 da Anped (2017-2019; 2019-2021).

Mariano Pimentel, UNIRIO

Doutor em Informática e professor na UNIRIO, onde leciona no Bacharelado de Sistemas de Informação, na Pós-Graduação em Informática e lecionou por 10 anos no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. Realiza pesquisas em Sistemas de Informação, Educação e Cibercultura. É organizador e autor dos livros: Sistemas Colaborativos (2011, Prêmio Jabuti), Do email ao Facebook (2014), Metodologia de Informática na Educação (2020), Informática na Educação (2021), e ChatGPT e Educação (2024). Está como editor chefe da revista SBC Horizontes, onde atua como editor da coluna Educação, e da revista Redoc pela UniRio. Possui índice-h de 27.

Marcos Vinícius Dias de Menezes, UFRRJ

Estudante de Letras - Português/Inglês na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista de Iniciação Científica na FAPERJ, onde exerço minha função como membro e apoio do Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC), orientado pela professora Edméa Santos.

Tania Lucía Maddalena, UERJ

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da UERJ e do ProPEd/UERJ. Líder do EduStoryLab – Laboratório de Pesquisa em Histórias, Tecnologias e Educação na Cibercultura. Membro do GPDOC/UFRRJ.

Wallace Carriço de Almeida, UFRRJ

Professor Adjunto do Departamento Educação e Sociedade, do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc UFRRJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, atuo na Coordenadoria deEducação a Distância (CEAD/UFRRJ) e como mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ. Sou integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e do GPEEC - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade 

Referências

ANDRADE, Leonardo Antônio de. FERRAMENTAS PARA O ENSINO DO AUDIOVISUAL INTERATIVO: UM ESTUDO EM SIMULAÇÕES DE REALIDADES. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 74-97. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74631

BRANDÃO, Rebeca; ROSSATO, Bruno Costa Lima; LOBO, Erica Monteiro; VASCONCELOS, Gabriela Farias Ribeiro de; AMANCIO, Cristiane Ferreira Cunha. ‘PODCAST DE CRIANÇA’: PROTAGONISMO, SONORIDADES, TERRITÓRIOS E INFÂNCIAS . Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 47-61. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76900

GUIAR, Felipe Costa; SILVA, Matheus Lucas dos Santos; FRIGÉRIO, Regina Célia. PODCASTERS POR UM DIA: A POTÊNCIA DOS PODCASTS NA CRIAÇÃO DE 'CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES'. . Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 62-73. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76914

LAHOZ, Rafaella Ribeiro; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; DE MELLO Diene Eire. POTENCIALIDADES DO PODCAST VINCULADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 98-115. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76903

LAMEGO, Caio Roberto Siqueira; SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos; SILVA, Paulo Roberto Vasconcellos da. PODCASTS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O TEMA SAÚDE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 116-133. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73834

MACHADO, Marcelo Ferreira; LOBO, Thamy; CASTRO, Maria Cecília Sousa de; OLIVEIRA, Renata Rocha. SONS REVERBERANTES: NARRATIVAS, CONVERSAS E FILMES EM TESSITURA NA CRIAÇÃO DE MÚLTIPLOS ‘CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES’. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 15-29. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.77422

MOURA, Késsia Mileny de Paulo. PRODUÇÃO DE PODCAST NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: POTENCIALIDADES. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 153-168. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.75200

SANTOS, Mércia Maria dos; OLIVEIRA,Viviany Souza de; OLIVEIRA, Raissa Cristina Soares de. USO DE FERRAMENTA DIGITAL PODCAST NO CURSO DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 134-152. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74300

TOJA, Noale de Oliveira; CERDEIRA, Maristela Petry; CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues; TEIXEIRA, Roberta Guimarães; GREGORIO, Talita dos Santos Malheiros. OS SONS E AS CRIAÇÕES CURRICULARES COTIDIANAS NOS ‘ESPAÇOSTEMPOS’ DAS ESCOLAS E DAS CIDADES NA PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 1, jan.-abr., 2024, p. 30-46. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77370

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

CARVALHO, Felipe; EDMÉA SANTOS; MARIANO PIMENTEL; MARCOS VINÍCIUS DIAS DE MENEZES; TANIA LUCÍA MADDALENA; WALLACE CARRIÇO DE ALMEIDA. SONORIDADES EM/NA REDE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 01–08, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.81306. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81306. Acesso em: 12 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>