LOGIC THINK: GAME DESIGN DOCUMENT DE UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89472

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento normativo que padroniza o ensino em todo o território brasileiro ao elencar competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos em diversas áreas do conhecimento, inclusive o Pensamento Computacional. Com o interesse de inovar nas práticas pedagógicas, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver um Game Design Document (GDD) para um jogo mobile que estimule o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do Ensino Básico. De abordagem qualitativa, do tipo Estado da Arte, os procedimentos metodológicos incluíram ainda uma pesquisa bibliográfica para identificar conceitos discutidos por outros pesquisadores, a concepção da ideia do jogo, a elaboração do roteiro e a construção do GDD. Assim, esta pesquisa resultou na criação do Produto Final, um GDD que contém todos os elementos necessários para o desenvolvimento do jogo Logic Think, garantindo que os pilares do Pensamento Computacional sejam incorporados de maneira eficaz. 

Biografia do Autor

Douglas Aquino Moreno, Centro Universitário Luterano de Palmas

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialização em Engenharia de Software com ênfase em qualidade e teste de software pela UNOPAR. Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA. Membro do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias para Processos de Ensino e Aprendizagem GENTE da ULBRA. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Educação - GPAVE da UFT. Membro do Corpo Editorial da Revista Singular da ULBRA. Professor no Centro Universitário Luterano de Palmas e na Universidade Estadual do Tocantins. O seu trabalho busca integrar tecnologias emergentes e práticas educacionais inovadoras, visando aprimorar a qualidade do ensino e aprendizagem em Ciência da Computação.

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (ProfArtes/UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ-2.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

MORENO, Douglas Aquino; DE ARAÚJO, Gustavo Cunha. LOGIC THINK: GAME DESIGN DOCUMENT DE UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–30, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.89472. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/89472. Acesso em: 25 ago. 2025.