LOGIC THINK: GAME DESIGN DOCUMENT DE UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.89472Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento normativo que padroniza o ensino em todo o território brasileiro ao elencar competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos em diversas áreas do conhecimento, inclusive o Pensamento Computacional. Com o interesse de inovar nas práticas pedagógicas, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver um Game Design Document (GDD) para um jogo mobile que estimule o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do Ensino Básico. De abordagem qualitativa, do tipo Estado da Arte, os procedimentos metodológicos incluíram ainda uma pesquisa bibliográfica para identificar conceitos discutidos por outros pesquisadores, a concepção da ideia do jogo, a elaboração do roteiro e a construção do GDD. Assim, esta pesquisa resultou na criação do Produto Final, um GDD que contém todos os elementos necessários para o desenvolvimento do jogo Logic Think, garantindo que os pilares do Pensamento Computacional sejam incorporados de maneira eficaz.
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