TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93011

Resumo

Nesta dissertação de mestrado, buscamos analisar as possíveis contribuições da tecnologia assistiva presente na sala de recursos multifuncionais para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência do Ensino Fundamental I (anos iniciais), no município de Maricá-RJ. Em termos metodológicos, adotamos abordagem qualitativa com pesquisa de campo utilizando um questionário sociodemográfico semiaberto com 17 professores que trabalham na Sala de Recursos Multifuncionais do município e utilizamos a Tecnologia Assistiva (TA) na aprendizagem dos alunos com deficiência. Para o levantamento das informações, utilizamos o questionário online (Survey) que foi avaliado e interpretado pela pesquisadora por meio de estudo de caso. Os resultados da pesquisa indicam que as Salas de Recursos Multifuncionais fornecem uma gama de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) e que os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) promovem o comprometimento na utilização dos recursos disponíveis, envolvem o desenvolvimento integral, autonomia e independência dos alunos, com foco no social e inclusão escolar.

Biografia do Autor

Aline Azeredo, UNESA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão no CentroUniversitário Barão de Mauá. Tem experiência na área de Educação. Atualmente trabalha no município de Niterói-RJ como professora de Apoio Especializado (EducaçãoEspecial) e na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) professora de Disciplinas Pedagógicas no Curso de Formação de Professores noEnsino Médio.  Mestre em Educação na Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

01-08-2025

Como Citar

AZEREDO, Aline. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–5, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.93011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/93011. Acesso em: 25 ago. 2025.