TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93011Resumo
Nesta dissertação de mestrado, buscamos analisar as possíveis contribuições da tecnologia assistiva presente na sala de recursos multifuncionais para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência do Ensino Fundamental I (anos iniciais), no município de Maricá-RJ. Em termos metodológicos, adotamos abordagem qualitativa com pesquisa de campo utilizando um questionário sociodemográfico semiaberto com 17 professores que trabalham na Sala de Recursos Multifuncionais do município e utilizamos a Tecnologia Assistiva (TA) na aprendizagem dos alunos com deficiência. Para o levantamento das informações, utilizamos o questionário online (Survey) que foi avaliado e interpretado pela pesquisadora por meio de estudo de caso. Os resultados da pesquisa indicam que as Salas de Recursos Multifuncionais fornecem uma gama de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) e que os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) promovem o comprometimento na utilização dos recursos disponíveis, envolvem o desenvolvimento integral, autonomia e independência dos alunos, com foco no social e inclusão escolar.
Referências
BARRETO, Raquel Goulart; FREIRE, F. C. Educação inclusiva: estratégias pedagógicas e recursos tecnológicos. Curitiba: Appris, 2019.
BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2017. Disponível em: http://www.assistiva.com.br. Acesso em: 23 jan. 2025.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 16 jul. 1990.
BRASIL. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO,1994.
BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 10 jan. 2001. [Plano Decenal de Educação].
BRASIL. Ministério de Educação. Política Especial na Perspectiva da Educação inclusiva. Brasília: Ministério de Educação, 2007.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 18 nov. 2011.
BRASIL. Marco Civil da Internet. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 abr. 2014.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 07 jul. 2015.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 24 nov. 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9204-23-novembro-2017-785784-publicacaooriginal-154288-pe.html. Acesso em: 25 maio 2023.
CARVALHO, Felipe. Situações de coautoragem online no ensino fundamental. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 11, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45600.
CARVALHO, M.; RODRIGUES, P. Infraestrutura escolar e tecnologias assistivas: desafios da inclusão no Brasil. Revista Brasileira de Educação Inclusiva, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 45-60, 2021.
ESTEVAM, Jorgeane Pancardes Guimaraes. Tecnologia Assistiva como recurso para o profissional do atendimento educacional especializado. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/ coleta/trabalhoConclusao/ viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13132516. Acesso em: 13 out. 2024
FREITAS, Rubia Quaresma de. A importância da Tecnologia Assistiva na autonomia escolar de pessoas com deficiência. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupi ra/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10008407. Acesso em: 13 out. 2024
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. Inclusão escolar de alunos com deficiência: Discursos, práticas e formação de professores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.
GLAT, Rosana; ESTEF, Suzanli. Experiências e vivências de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 27, p.157-170, jan./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0184.
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O papel da universidade frente às políticas públicas para educação inclusiva. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 29, p. 1-8, mar. 2004.
SÁ, R. L.; CARVALHO, F.; COLACIQUE, R. Relatos docentes de práticas educativas para inclusão na pandemia: experiências na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Olhar de Professor, v. 24, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18411. Acesso em: 23 jul. 2025.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva na escola: fundamentos e estratégias para a prática pedagógica inclusiva. São Carlos: EDUFSCar, 2005.
MONTALVÃO, Aliana et al. Tipos de currículos: análise de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação brasileiros. Revista Estação Científica, Juiz de Fora, v. 18, p. 122-138, set. 2024. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2945. Acesso em: 10 jan. 2025.
REILY, Lucia. Tecnologias assistivas: promovendo autonomia e inclusão escolar. São Paulo: Editora Senac, 2004.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990). Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos, em Jomtien, Tailândia, de 5 a 9 de março de 1990. Disponível em: https://www. unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 16 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).