Sobre a Revista

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação, centrados nas relações com a sociedade. Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos encaminhados para publicação em meios eletrônicos — inéditos — não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Organiza-se trimestralmente por seção temática, em que se aceitam apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto; além dessa, recebe artigos para as demais seções próprias da Revista em demanda contínua.

e-ISSN: 1982-0305 | ISSN: 1518-5370 | Ano de criação: 2001 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A2 (2017/2018) | DOI: 10.12957/teias

Anúncios

Políticas monstros, currículos e insurgências cotidianas ao fascismo

09-07-2025

PRORROGADA: CHAMADA DE ARTIGOS PARA SEÇÃO TEMÁTICA 

A Revista Teias abre chamada para o recebimento de artigos, ensaios, entrevistas para a seção "Políticas monstros, currículos e insurgências cotidianas ao fascismo". 

Submissões abertas até 31 de agosto de 2025.

Publicação Teias prevista para novembro de 2025.

Saiba mais sobre Políticas monstros, currículos e insurgências cotidianas ao fascismo

Edição Atual

v. 26 n. 82 (2025): Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo
					Visualizar v. 26 n. 82 (2025): Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo
Publicado: 14-08-2025

Editorial

  • Editorial

    Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.93398

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo

  • Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo

    Annie Gomes Redig, Cristina Angélica de Aquino de Carvalho Mascaro, Joab Grana Reis
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.93399
  • Políticas de avaliação de aprendizagem no Brasil: impactos da transferência de políticas internacionais na educação especial e inclusiva

    Arthur Caldeira Silva Leão, Ana Paula Silva Cantarelli Branco, Ludmila Andrzejewski Culpi
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91323
  • As políticas de educação em tempo integral e inclusiva: entrevista com a Senadora Teresa Leitão

    Amanda Santana Gomes-Silva, Enicéia Gonçalves Mendes
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91120
  • Estratégias dialógicas na formação de pedagogas para a educação especial na perspectiva inclusiva: um inédito viável

    Tatiana Cristina Vasconcelos
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91343
  • Processo formativo como espaço de planejamento e (re)significações das práticas pedagógicas: o fazer docente junto de alunos autistas

    Angela Karina Martins, Daniela Leal
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91334
  • Formação continuada em educação especial: perspectivas colaborativas para a inclusão escolar em Sergipe

    Rosana Carla do Nascimento Givigi, Erica Daiane Ferreira Camargo, Giovanna Santos da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91312
  • Formação de professores para a educação inclusiva: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica

    Isabella Teixeira Pinheiro, Pura Lúcia Oliver Martins, Evelise Portilho
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91307
  • Formação nos contextos de ensino: uma revisão sistemática sobre a Aprendizagem Cooperativa

    Marília Carollyne Soares de Amorim, Maria da Piedade Resende da Costa, Gerusa Ferreira Lourenço
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91081
  • Formação pedagógica interseccional para a educação: uma revisão integrativa

    Vanessa Policarpo Maciel, Luciano Daudt da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90997
  • O trabalho pedagógico inclusivo na educação infantil: o que dizem os professores?

    Maria Eduarda Capistrano da Câmara, Adriane Cenci, Blenda Carine Dantas de Medeiros
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91368
  • Práticas educativas e representações sociais no AEE: sentidos construídos por professores e mediadores

    Aliana Montalvão, Felipe Triani
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91330
  • Judicialização da educação especial: mapeamento da figura do profissional de apoio escolar

    Jamila Galdino Prochaska Lemos, Raquel Fröhlich
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91344
  • Do professor ao educador do AEE: precarização do trabalho e práxis na educação inclusiva

    Estêvão Barbosa dos Santos, Marion Machado Cunha
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91069
  • Atuação de profissionais de apoio escolar com crianças com necessidades complexas de comunicação

    Maria Leandra de Siqueira Ferreira , Munique Massaro
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91298
  • Análise de práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado e da sala comum em duas escolas de educação infantil brasileiras

    Keli dos Santos Guadagnino, Jáima Pinheiro de Oliveira, Aila Narene Dahwache Criado Rocha
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91262
  • Avanços teóricos no Desenho Universal para Aprendizagem: rumo às práticas pedagógicas inclusivas

    Fabiana Silva Soares Vieira, Elizabete Cristina Costa-Renders
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91144
  • O brincar acessível: entrecruzamento entre educação especial e educação infantil

    Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Theresinha Guimarães Miranda
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91141
  • O impacto das tecnologias digitais no desenvolvimento de crianças com TEA: um olhar materno

    Débora Campanhaã, Ketilin Mayra Pedro
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90387
  • Deficiência intelectual: refletindo sobre a mediação na equiparação de oportunidades de acesso ao conhecimento

    Graziele Falcão Bueno Guimarães, Elizângela do Nascimento Cardoso Barbosa, Josiléia Curty de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91325
  • Coleção didática de animais taxidermizados como ferramenta acessível no ensino a alunos surdos

    Mariana Mendes, Samantha Camargo Daroque, Israel Ferreira Bezerra Sousa
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91284
  • Signos das surdosingularidades na tarefa educativa

    Franciele Torani de Camargo, Graciele Marjana Kraemer
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91299
  • Cartografia do encontro com um estudante cego: uma desnaturalização do termo deficiência e do projeto de cidade visual

    Anelice Ribetto, Debora de Souza Santos Madeira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91260
  • Plano Educacional Individualizado: um olhar em defesa da ação pedagógica

    João Pedro Crevonis Galego, Adriana Pinnow Nunes Cordeiro, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91243
  • ¿Y después de la escuela? Apoyos para la transición a la vida adulta un análisis desde las prácticas en la educación especial

    Paula Rubiolo
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91320
  • Intersetorialidade e direito à educação da pessoa com deficiência

    Regina Célia Linhares Hostins, Adriana Cristina Fanton Mantovani
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91245
  • Novos olhares sobre inclusão: um olhar para nós mesmos

    Yasmim Ladirce Silva de Souza, Carolinne Septimo Limeira, Letícia Carneiro da Conceição
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91198

Artigos de Demanda Contínua

  • Despertando a consciência visual de uma criança com baixa visão e paralisia cerebral

    Flavia Daniela dos Santos Moreira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84217
  • O TDAH infantil na visão psicopedagógica: um estudo sobre definições e impactos na aprendizagem

    Samilly Danielly de Resende, Suzi Maria Nunes Cordeiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83343
  • Transtorno do espectro autista e as práticas baseadas em evidências: o conhecimento do professor de educação infantil em questão

    Isabelle Borges Bastos Toledo dos Santos, Silvia Brilhante Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83655
  • Kim Jiyoung, nascida em 1982: onda coreana, apropriações de professoras e criação de currículos não sexistas

    Maria da Conceição Silva Soares, Bianca de Menezes Castro da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83452
  • Grafias de pedagogo ribeirinho: narrativas e práticas formativas em territórios do campo amazônico

    Francisauro Fernandes da Costa, Heloisa da Silva Borges
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82976
  • A vida escolar de adolescentes refugiados(as) e migrantes: um olhar pedagógico

    Dinalva Souza Ferreira Oiveira, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.81387
  • Ingresso na licenciatura em educação do campo: as mulheres do campo enfrentam mais obstáculos?

    Aline Mendes Bernardes Santos, Danilo Seithi Kato, Francisco Ângelo Coutinho
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83311
  • Políticas de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu: uma revisão sistemática

    Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Vilmaria Gonçalves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84108
  • Relações entre as estruturas curriculares dos cursos de licenciatura em educação física e a educação física escolar

    Bruno Viviani dos Santos, Pedro Humberto Faria Campos, Rita de Cássia Pereira Lima
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84286
  • A área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio no contexto da BNCC: análise à luz da pedagogia histórico-crítica

    Gustavo da Silva Costa, Eliane Maria Vani Ortega
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84444
  • Um estudo de caso sobre evasão e a sua relação com a forma de acesso ao ensino técnico integrado

    Guilherme da Silva Lima, Alice Dias Camargo Maciel
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84399
  • O materialismo histórico-dialético nas pesquisas na área de educação no estado do Amazonas

    Silvane Mascarenhas de Almeida, Ronilda Rodrigues Couto da Silva, Fabiane Maia Garcia
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84550
  • Arqueogenealogia como ferramenta metodológica para pesquisas em currículo

    Amarildo Inácio dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84608
  • Discurso de si: integração das tecnologias em práticas pedagógicas inovadoras

    Maria Neide Sobral
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84451
  • Políticas para a formação de professores e a influência do Instituto Millenium: uma análise dos conteúdos de podcasts

    Gabriel Anderson Calixto Oliveira, Jani Alves da Silva Moreira, Marina Silveira Bonacazata Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84635

Ensaios

  • O papel da educação escolar na adesão à democracia

    Kimi Tomizaki
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.87801

Entrevista

  • A pedagogia raciovitalista e a didática sensível de Cristina d’Ávila

    José Marcos Ernesto Santana de França
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84397
Ver Todas as Edições

Indexadores e Diretórios

             

além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema OAI para consultas.