Sobre a Revista

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação, centrados nas relações com a sociedade. Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos encaminhados para publicação em meios eletrônicos — inéditos — não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Organiza-se trimestralmente por seção temática, em que se aceitam apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto; além dessa, recebe artigos para as demais seções próprias da Revista em demanda contínua.

e-ISSN: 1982-0305 | ISSN: 1518-5370 | Ano de criação: 2001 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A2 (2017/2018) | DOI: 10.12957/teias

Anúncios

Edição Atual

v. 26 n. 81 (2025): Infância e juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes
					Visualizar v. 26 n. 81 (2025): Infância e juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes
Publicado: 09-07-2025

Editorial

  • Editorial

    Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.92783

Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes

  • Infância e juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes

    Fabiana de Amorim Marcello, Dilton Ribeiro Couto Junior, Rita Ribes Pereira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.92818
  • Crias, moleques e infâncias pretas novas: entrevista com o historiador Júlio Cesar Medeiros da Silva Pereira

    Isabela Moreira de Araujo Abreu Silveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.91682
  • "Escola, não atire": guerra às drogas e violência de Estado no governo das infâncias negras

    Diego dos Santos Reis
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90439
  • O ver/ouvir/sentir a partir do brincar com crianças terena no espaço urbano

    Daniele Gonçalves Colman, Carlos Magno Naglis Vieira, Levi Marques Pereira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90330
  • Caminhar com as crianças: exercício de liberdade ao encontro do território artístico-cultural da periferia paulistana

    Laís Vilela Gomes, Luciana Esmeralda Ostetto
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90262
  • (Foto)grafias infantis do cotidiano: o zoom crianceiro que resiste

    Manuela Ribeiro, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90406
  • “Se levar [celular], já era!”: a ressignificação dos celulares na educação infantil

    Fabrini Goularte, Felipe Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90368
  • A (in)visibilidade das crianças atuantes na era digital nas produções científicas

    Bruna Santana de Oliveira, Simone Lucena
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.89699
  • O teatro na construção da cidadania: a formação da primeira infância na cidade de Bologna

    Camila Gomes Arellaro Caetano, Ana Maria Saul
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90325
  • Construção identitária de crianças: reconhecimento de si e do outro no contexto intercultural e imigratório nas escolas da rede municipal de Boa Vista-RR

    Leila Adriana Baptaglin, Floralice Barreto Oliveira, Gabrielle Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.89431
  • Os espaços escolares da educação infantil e no ensino fundamental: o olhar das crianças

    Fernanda Theodoro Roveri, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Elvira Cristina Martins Tassoni
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90405
  • Infância tutelada, confinada e controlada: onde fica o acolhimento?

    Eliane Dominico, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.89417
  • A pedagogia jurídica e os conflitos familiares: abordagens pedagógicas de litígios parentais envolvendo crianças e adolescentes

    Ana Paula Villar Galo, José Leonardo Rolim de Lima Severo
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90322
  • A produção de filmes-ensaio: um processo (des)formativo

    Soymara Emilião, Sylvio Pinel, Kelly Perdiz
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.89423
  • Escritas de vida, costura de sonhos: interseccionalidade e subjetividades juvenis em diálogo com a sociologia

    Elisângela da Silva Santos, Rubens Arley de Almeida Junior, Gabriela Mariah Nascimento de Souza
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90290
  • Para confluir é preciso parar de refluir: poemando slam, confluindo vida

    Karla Conceição Rosa da Luz, Karine Ribas Pereira, Elisandro Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90397
  • Refletindo sobre as vivências escolares de jovens quilombolas a partir da Lei n. 10.639/2003

    Gilma Souza Oliveira, José Francisco dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.89819
  • "Esquerdomacho também tem sentimento": masculinidade, juventude e diferença no movimento estudantil contemporâneo

    Leandro Teofilo de Brito
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90440
  • Aprendendo a escutar: narrativas orais de mulheres

    Tatiane de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90277
  • Insurgência das jovens egressas no ensino integrado: o curso em Agroindústria do IFSP

    Adriana Cruz da Silva, Cathia Alves, Rodrigo Palucci Pantoni
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.90428

Artigos de Demanda Contínua

  • Conteúdos audiovisuais e a educação infantil: luz, câmera e formação com a linguagem matemática

    Rebeca Souza de Miranda, Klinger Teodoro Ciríaco
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83141
  • Resiliência em tela: o cotidiano pedagógico a partir da série Segunda Chamada

    Robéria Nádia Araújo Nascimento, Thatiane Oliveira do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82124
  • Educação midiática no combate à desinformação: percepções e proposições de ação dos professores

    Késsia Mileny de Paulo Moura, Luciana Silva Palmeira, Samantha Morais de Oliveira Sousa
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83022
  • Jogo cama de gato: possível relação com a educação física de frestas e encruzilhadas

    Igor de Souza R. Rezende, Marcelo Paraiso Alves, Iris Braga Aguiar de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82704
  • Educação, questão social e intersetorialidade: uma abordagem sob a perspectiva neoliberal

    Luciene Araújo, Gilcélia Góis, Savana Tomaz
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83356
  • Uma didática para o ensino da luta marajoara no ensino médio

    Renan Santos Furtado, Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Rogério Gonçalves de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82832
  • Classes hospitalares em Maceió-AL qual a realidade de crianças e adolescentes hospitalizados?

    Renata Souza de Lima, Edna Cristina do Prado, Lana Lisiêr de Lima Palmeira
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82642
  • Educação em direitos humanos no ensino técnico integrado uma análise de cursos do Instituto Federal de Goiás

    Celso Lucas Fernandes Oliveira, Paula Renata Almeida Lima
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82965
  • Estratégias de sobrevivência de sujeitos LGBTS ante a escola heteronormativa

    Welma Cristina Barbosa Mafra, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Rogério Luís Pereira Mafra
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83116
  • Soledad Acosta de Samper e a genealogia de uma educação latina feminista decolonial

    Adriane Raquel Santana de Lima
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83991
  • Decolonialidade e interculturalidade na educação física escolar: aprendizagens possíveis

    Karoline Hachler Ricardo, Lisandra Oliveira e Silva, Elisandro Schultz Wittizorecki
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82544
  • Narrativas da educação não formal: o papel transformador do educador social na construção da cidadania

    Angélica Ricardo dos Santos Pereira, Elaine Conte, Raquel Amélia dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82629
  • Afeto no ensino de filosofia: um caminhar pedagógico afrorreferenciado

    Joseane de Mendonça Vasques
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83404
  • As práticas colaborativas no exercício da docência: uma análise qualitativa no município de Cordilheira Alta/SC

    Amanda Pederssetti, Anatel Aparecida Fávero, Patrícia Graff
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83827
  • Políticas de formação docente continuada: narrativas de professoras no período pandêmico

    Gisele Adriana Bassi, Adair Mendes Nacarato
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.83085

Elos

  • Práticas inovadoras no ensino superior público de São Paulo, Brasil

    Marciana Cordoba, Claudia Maria de Lima, Alder Pérez Córdoba
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.84618

Ensaios

Resenhas

  • O centenário Edgar Morin: como as experiências moldaram o seu pensamento

    Valtair José Paulo da Silva, Flávia Diniz Roldão
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.82640

Erratas

  • Errata: O surgimento do jardim de infância no Maranhão: do privado ao público, dos ricos aos pobres

    Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2025.92782
Ver Todas as Edições

Indexadores e Diretórios

             

além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema OAI para consultas.