Despertando a consciência visual de uma criança com baixa visão e paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84217Palavras-chave:
percepção visual, deficiência sensorial, sequência pedagógicaResumo
Consciência visual é a capacidade cerebral para processar as informações que os olhos veem. Crianças com baixa visão e paralisia cerebral enfrentam desafios diários para utilizar seus resíduos visuais de forma consciente. Esta pesquisa investigou o seguinte: o uso de um guarda-chuva e uma lanterna, podem ou não favorecer a consciência visual de uma criança com baixa visão e paralisia cerebral? O objetivo geral consistiu em elaborar uma sequência pedagógica de consciência visual. O método é um estudo observacional descritivo e analítico. O participante é uma criança de oito anos, com baixa visão, paralisia cerebral. Os dados foram coletados de março a novembro de 2023 até fevereiro de 2024. Os resultados mostraram que o guarda-chuva favoreceu a consciência visual minimizando outras distrações do ambiente e liberando a atenção da criança para focar intencionalmente no estímulo visual da lanterna. Nas considerações finais destaca-se que a sequência pedagógica de consciência visual é uma proposta inclusiva que pode despertar a consciência visual destas crianças por meio do guarda-chuva e da lanterna, podendo servir como material de apoio clínico e pedagógico.
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