Despertando a consciência visual de uma criança com baixa visão e paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.84217

Palavras-chave:

percepção visual, deficiência sensorial, sequência pedagógica

Resumo

Consciência visual é a capacidade cerebral para processar as informações que os olhos veem. Crianças com baixa visão e paralisia cerebral enfrentam desafios diários para utilizar seus resíduos visuais de forma consciente. Esta pesquisa investigou o seguinte: o uso de um guarda-chuva e uma lanterna, podem ou não favorecer a consciência visual de uma criança com baixa visão e paralisia cerebral? O objetivo geral consistiu em elaborar uma sequência pedagógica de consciência visual. O método é um estudo observacional descritivo e analítico. O participante é uma criança de oito anos, com baixa visão, paralisia cerebral. Os dados foram coletados de março a novembro de 2023 até fevereiro de 2024. Os resultados mostraram que o guarda-chuva favoreceu a consciência visual minimizando outras distrações do ambiente e liberando a atenção da criança para focar intencionalmente no estímulo visual da lanterna. Nas considerações finais destaca-se que a sequência pedagógica de consciência visual é uma proposta inclusiva que pode despertar a consciência visual destas crianças por meio do guarda-chuva e da lanterna, podendo servir como material de apoio clínico e pedagógico.

 

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

DOS SANTOS MOREIRA, Flavia Daniela. Despertando a consciência visual de uma criança com baixa visão e paralisia cerebral. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.84217. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/84217. Acesso em: 19 set. 2025.