Políticas para a formação de professores e a influência do Instituto Millenium:
uma análise dos conteúdos de podcasts
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84635Palavras-chave:
políticas educacionais, formação de professores, plataformização, relação público-privada, think tanksResumo
A presente pesquisa objetivou analisar as políticas educacionais de formação de professores promovidas pelo Instituto Millenium com ênfase na influência de suas ideias difundidas em conteúdos de podcasts, no período de 2019 a 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de análise documental. A pesquisa parte da compreensão da realidade histórica-concreta e das mudanças configuradas no campo político-social e econômico, a fim de analisar as particularidades que determinam as reformas educacionais, a partir da intensificação da relação público-privada na educação brasileira, sobretudo com a reforma empresarial da educação básica pública. Primeiramente, buscou-se compreender o histórico das políticas de formação de professores no Brasil e sua relação com o empresariamento. Em um segundo momento, objetivou-se entender o impacto das think tanks na educação pública, para finalmente, elucidar as consequências das ideias propagadas pelo Instituto Millenium para a formação docente, por meio do conteúdo dos podcasts selecionados na plataforma Spotify, também presente na página eletrônica do Instituto. A pesquisa concluiu que a formação de professores vem sendo comercializada e difundida por recomendações também proferidas por atuação das think tanks na educação.
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