Do professor ao educador do AEE:
precarização do trabalho e práxis na educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91069Palavras-chave:
práxis, assujeitamento, ideologia da competência, educação especial, professor e educadorResumo
O artigo analisa as contradições que atravessam o trabalho docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), evidenciando o tensionamento entre a precarização das condições de atuação e a emergência da práxis como possibilidade de transformação. Com base na abordagem histórico-dialética, investiga-se a relação entre ideologia da competência, esvaziamento da escola pública e produção de saberes docentes, a partir das narrativas de três educadoras da rede pública municipal de ensino. A escola aparece como espaço de inclusão excludente, atravessado por práticas fragmentadas e improvisadas que reduzem o AEE à função compensatória. As falas das educadoras evidenciam um fazer pedagógico permeado por ambiguidades: ora legitimando a exclusão sob a aparência de inclusão, ora sinalizando resistências possíveis. Conclui-se que a práxis, ao emergir das contradições concretas da realidade educacional, afirma o educador do AEE como sujeito histórico capaz de tensionar a lógica dominante e reconstruir sentidos emancipatórios para a educação pública.
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