Processo formativo como espaço de planejamento e (re)significações das práticas pedagógicas:

o fazer docente junto de alunos autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91334

Palavras-chave:

prática pedagógica, autismo, pesquisa-trans-formação, psicologia histórico-cultural

Resumo

Neste artigo, busca-se apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo apreender as significações atribuídas por professoras às práticas pedagógicas adotadas junto a alunos autistas, focando nos movimentos da práxis gerados ao longo do processo formativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, denominada pesquisa-trans-formação, pois permite ao pesquisador participar e colaborar com processos de transformação, utilizando-se de técnicas (questionários, registros e transcrições) não apenas como produção de dados, mas como promoção de transformação das práticas docentes. As participantes da pesquisa foram doze (12) professoras que atuam ou atuarão com alunos autistas, de duas escolas da rede municipal de ensino de um município da região Oeste de Santa Catarina. Como procedimento de análise dos dados, adotou-se os Núcleos de Significação. Os resultados, além de evidenciarem que a educação inclusiva deve ir além da adaptação curricular, englobando um compromisso contínuo das professoras em adaptar, de maneira crítica e reflexiva, suas práticas pedagógicas às necessidades específicas dos alunos autistas, também destacaram que a formação colaborativa e constante entre as professoras se faz essencial para enfrentar os desafios da inclusão, de forma a promover um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas particularidades.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

MARTINS, Angela Karina; LEAL, Daniela. Processo formativo como espaço de planejamento e (re)significações das práticas pedagógicas: : o fazer docente junto de alunos autistas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91334. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91334. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo