Cartografia do encontro com um estudante cego:

uma desnaturalização do termo deficiência e do projeto de cidade visual

Autores

  • Anelice Ribetto Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-1097-4880
  • Debora de Souza Santos Madeira Instituto Benjamin Constant/Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91260

Palavras-chave:

cartografia, estudantes cegos, deficiência, cidade visual

Resumo

Este ensaio constitui um desdobramento das inquietações que compõem uma tese de doutorado que está sendo produzida junto a um grupo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública. O trabalho se explicita como um exercício do pensamento que aposta na cartografia como um modo de fazer pesquisa, propondo o diário como uma força expressiva que suscita a conversa, colocando em debate alguns reducionismos que podem nos afetar quando nos encontramos com pessoas que experimentam a condição de cegueira. O que se supõe é que o exercício cartográfico pode nos permitir acompanhar o processo, sem prever antecipadamente o caminho que será produzido. Isso nos propicia, ainda, um envolvimento com uma tensão, em que podemos pensar o modo como as corporeidades das pessoas cegas conseguem vazar as produções homogêneas que estão presentes no projeto de cidade que é visual. Desse modo, o que desejamos é dar a sentir que existem movimentos a céu aberto, que escancaram uma luta pela sobrevivência, reafirmando outras formas existir. Sobretudo, explicitando que no encontro com as pessoas cegas, nós pesquisadoras videntes, que fomos aprendendo a conceber o ver delimitado ao pleno funcionamento dos olhos, estamos tendo a oportunidade de constituir uma concepção de que nosso modo de ver com os olhos não é o único possível e existem outros modos de ver e viver que estão por aí ecoando.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

RIBETTO, Anelice; DE SOUZA SANTOS MADEIRA, Debora. Cartografia do encontro com um estudante cego: : uma desnaturalização do termo deficiência e do projeto de cidade visual. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91260. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91260. Acesso em: 23 set. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo