O brincar acessível:
entrecruzamento entre educação especial e educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91141Palavras-chave:
tecnologia assistiva, educação especial, educação infantilResumo
A educação especial (EE) na perspectiva inclusiva e a educação infantil (EI) se entrecruzam diante do brincar da criança com deficiência. Este é o tema deste artigo, discutido a partir de um recorte dos resultados de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, que tem como objetivo estudar a apropriação e uso de tecnologia assistiva (TA) por crianças pequenas. Os dados foram coletados na legislação brasileira e nas publicações nacionais e internacionais, tendo como indicadores “primeira infância”, “educação infantil”, “tecnologia assistiva” e “criança com deficiência”, entre 2016 e 2024. A análise indicou que acessar produtos assistivos de apoio às atividades lúdicas é um direito garantido na legislação brasileira, que precisa ser assegurado aos meninos e meninas com deficiência, por ser um importante propulsor para a sua aprendizagem e desenvolvimento. Como resultado, apresenta-se um compilado de possibilidades dos recursos de TA para um brincar acessível no cotidiano da EI e EE, cuja presença pode favorecer um ambiente escolar com equidade de oportunidades para a criança pequena com deficiência.
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