A pedagogia raciovitalista e a didática sensível de Cristina d’Ávila

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.84397

Palavras-chave:

ateliê didático, didática sensível, pedagogia raciovitalista

Resumo

A Profa. Dra. Cristina d’Ávila pode ser colocada na condição de autoridade acadêmica sobre didática e docência universitária, comprovada não só pela sua atuação acadêmica como docente da disciplina e pesquisadora da área, mas também pelas várias publicações de livros, capítulos de livro e artigos em periódicos voltados para os temas da educação, didática e, principalmente, sobre docência na educação superior e formação de professores. Nesse passo, o maior destaque de seu trabalho são as propostas de uma pedagogia raciovitalista e de uma didática sensível numa abordagem multirreferencial, que tem como base a epistemologia da prática, de Maurice Tardif, a teoria raciovitalista, de Michel Maffesoli, e a teoria da complexidade, de Edgar Morin, cujo foco principal é a formação continuada de professores universitários. Nesta entrevista, a autora conversa sobre o ateliê didático, a didática sensível e a pedagogia raciovitalista, e o que há em seu entorno.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

SANTANA DE FRANÇA, José Marcos Ernesto. A pedagogia raciovitalista e a didática sensível de Cristina d’Ávila. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.84397. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/84397. Acesso em: 10 out. 2025.