A pedagogia raciovitalista e a didática sensível de Cristina d’Ávila
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84397Palavras-chave:
ateliê didático, didática sensível, pedagogia raciovitalistaResumo
A Profa. Dra. Cristina d’Ávila pode ser colocada na condição de autoridade acadêmica sobre didática e docência universitária, comprovada não só pela sua atuação acadêmica como docente da disciplina e pesquisadora da área, mas também pelas várias publicações de livros, capítulos de livro e artigos em periódicos voltados para os temas da educação, didática e, principalmente, sobre docência na educação superior e formação de professores. Nesse passo, o maior destaque de seu trabalho são as propostas de uma pedagogia raciovitalista e de uma didática sensível numa abordagem multirreferencial, que tem como base a epistemologia da prática, de Maurice Tardif, a teoria raciovitalista, de Michel Maffesoli, e a teoria da complexidade, de Edgar Morin, cujo foco principal é a formação continuada de professores universitários. Nesta entrevista, a autora conversa sobre o ateliê didático, a didática sensível e a pedagogia raciovitalista, e o que há em seu entorno.
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