A área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio no contexto da BNCC:

análise à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.84444

Palavras-chave:

base nacional comum curricular, ciências humanas e sociais aplicadas, pedagogia histórico-crítica

Resumo

A educação brasileira foi e é palco da dominação das elites, em detrimento das classes menos favorecidas. Nesse sentido, discute-se no presente trabalho uma política curricular em âmbito federal elaborada para ser o principal fundamento do currículo nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomado por pressupostos mercadológicos e empresariais que impactam direta e intensamente a área de ciências humanas e sociais aplicadas. Esta pesquisa buscou analisar a relação entre a pedagogia histórico crítica (PHC) e a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCCEM). Especificamente, buscou-se compreender as concepções básicas da PHC; analisou-se a área supracitada trazida pela BNCCEM e a relacionou com a PHC. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa com delineamento descritivo analítico por meio de levantamento bibliográfico dos principais autores e análise documental relativo à BNCC. O estudo observou, à luz da PHC, o esvaziamento das disciplinas da área de ciências humanas e sociais aplicadas e consequentemente a negação do direito ao acesso dos filhos da classe trabalhadora aos saberes historicamente sistematizados pela humanidade.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

COSTA, Gustavo da Silva; VANI ORTEGA, Eliane Maria. A área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio no contexto da BNCC:: análise à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.84444. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/84444. Acesso em: 3 out. 2025.