A área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio no contexto da BNCC:
análise à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84444Palavras-chave:
base nacional comum curricular, ciências humanas e sociais aplicadas, pedagogia histórico-críticaResumo
A educação brasileira foi e é palco da dominação das elites, em detrimento das classes menos favorecidas. Nesse sentido, discute-se no presente trabalho uma política curricular em âmbito federal elaborada para ser o principal fundamento do currículo nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomado por pressupostos mercadológicos e empresariais que impactam direta e intensamente a área de ciências humanas e sociais aplicadas. Esta pesquisa buscou analisar a relação entre a pedagogia histórico crítica (PHC) e a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCCEM). Especificamente, buscou-se compreender as concepções básicas da PHC; analisou-se a área supracitada trazida pela BNCCEM e a relacionou com a PHC. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa com delineamento descritivo analítico por meio de levantamento bibliográfico dos principais autores e análise documental relativo à BNCC. O estudo observou, à luz da PHC, o esvaziamento das disciplinas da área de ciências humanas e sociais aplicadas e consequentemente a negação do direito ao acesso dos filhos da classe trabalhadora aos saberes historicamente sistematizados pela humanidade.
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