O papel da educação escolar na adesão à democracia
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.87801Palavras-chave:
gerações, escolarização, trabalho, democracia, comportamento políticoResumo
Trata-se de um ensaio teórico, com possíveis implicações metodológicas, a respeito dos estudos da área de educação que se interessam pelos efeitos dos processos educativos na consolidação dos projetos democráticos nacionais e globais. Assim, a partir dos resultados de pesquisas empíricas e discussão bibliográfica, tematizaremos o papel da educação escolar na adesão dos cidadãos e cidadãs às práticas e valores democráticos. Partimos da hipótese de que as percepções, quadros de avaliação e tomadas de posição política estão relacionados, entre outros elementos, ao modo como as pessoas e grupos avaliam as possibilidades e/ou limites de realização dos seus projetos intergeracionais de transmissão de posições sociais. Trata-se, assim, de uma abordagem pouco usual sobre a constituição dos comportamentos políticos na medida em que relaciona tais comportamentos à realização ou frustração de projetos intergeracionais de mobilidade social ascendente (no caso da classe trabalhadora), que se materializam, de maneira mais evidente, em investimentos no alongamento da escolarização ou formação profissional das futuras gerações, tendo em vista garantir “lugares mais vantajosos” na escala sócio ocupacional. Assim, propõe-se que a análise dos comportamentos políticos, em especial à adesão (ou repulsa) à democracia, esteja articulada, entre outros aspectos, também à percepção que pessoas e grupos fazem do rendimento das certificações escolares no mercado de trabalho, portanto, do papel que esses diplomas podem (ou não) exercer na realização de seus projetos individuais e familiares de caráter profissional e econômico.
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