Grafias de pedagogo ribeirinho:

narrativas e práticas formativas em territórios do campo amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.82976

Palavras-chave:

direito à educação, intelectual da educação, autobiográfica, formação docente, território amazônico

Resumo

O artigo aborda as travessias educativas ribeirinhas e a luta pelo direito à educação em territórios do campo amazônico, objetivando historicizar a trajetória de formação docente do pesquisador e sua relação com o objeto de investigação sobre a formação de professores do campo no território abaetetubense. Trata-se de um estudo de perspectiva narrativa autobiográfica e enfoque qualitativo, utilizando-se do memorial acadêmico como estratégia e/ou dispositivo de pesquisa e formação. Fundamenta-se em fontes bibliográficas sobre a temática, a partir de um posicionamento crítico-interpretativo da trajetória de escolarização. Os resultados demonstram que a luta pelo direito à educação perpassou por quatro territórios paraenses, sendo três no arquipélago do Marajó e um na região do baixo Tocantins, além de Manaus/AM. Conclui-se que a história de vida formativa do pesquisador está sendo construída no ir e vir das travessias educativas ribeirinhas, dentro de determinados contextos territoriais e educacionais da região amazônica, e mediada pelas políticas públicas educacionais.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

COSTA, Francisauro Fernandes da; BORGES, Heloisa da Silva. Grafias de pedagogo ribeirinho:: narrativas e práticas formativas em territórios do campo amazônico. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.82976. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/82976. Acesso em: 23 set. 2025.