O trabalho pedagógico inclusivo na educação infantil:
o que dizem os professores?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91368Palavras-chave:
educação infantil, educação especial, trabalho pedagógicoResumo
Este estudo visou investigar concepções e práticas dos profissionais da Educação Infantil no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil em relação ao trabalho pedagógico inclusivo. Adota uma abordagem qualitativa e exploratória, alinhada aos pressupostos da pesquisa colaborativa. O trabalho utilizou como instrumentos de coleta e produção de dados questionários online com os profissionais, realização de quatro encontros formativos gravados em áudio e análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. Os dados foram interpretados mediante análise textual discursiva. Observou-se, nos resultados, que as concepções dos docentes podem influenciar na mediação das práticas quando há uma visão implícita de desenvolvimento humano centrada na maturação natural da criança, o que pode orientar uma postura passiva. A intencionalidade pedagógica surgiu como essencial para identificar possibilidades de aprendizagem das crianças, mas as condições concretas de trabalho (rotina, espaços, recursos) mostraram-se desafiadoras, influenciando diretamente na qualidade das práticas educativas. Concluiu-se que há necessidade de espaços contínuos para discussão do trabalho pedagógico inclusivo com base em práticas colaborativas, embora o tempo e os espaços destinados a essas práticas sejam ainda limitados por escassez de recursos, tempo e infraestrutura.
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