Sobre a Revista

Foco e Escopo

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação, centrados nas relações com a sociedade. Destaca-se como uma Revista institucional plural, em virtude da pluralidade assumida como norma editorial, conforme se constata pela composição do Conselho Editorial, integrado por pesquisadores nacionais e internacionais. Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos encaminhados para publicação em meios eletrônicos — inéditos — não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Do mesmo modo, autores deverão resguardar interstício de dois anos entre cada submissão/publicação. Em um mesmo número apenas um artigo do autor (sozinho ou em coautoria) poderá ser publicado. Teias publica textos de pesquisas e ensaios, compondo as diferentes seções do periódico: Seção Temática, Em Pauta, Artigos, Entrevista, Elos, Ensaios e Resenhas. Organiza-se trimestralmente por seção temática, além das demais seções próprias da Revista e de artigos em demanda contínua. Definido o tema da seção, editores convidados, porque reconhecidos no campo temático, propõem a ementa e fazem a chamada da seção, organizando-a para publicação. Nessa seção temática aceita-se, portanto, apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto. Os trabalhos, preferencialmente, serão redigidos em português. Mais detalhes podem ser vistos em Políticas de Seção. Para trabalhos em língua estrangeira, a Revista se reserva o direito de publicar o referido artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão da Comissão Editorial e anuência do/a autor/a. Cada trabalho, após apreciação prévia pela Equipe Editorial, é avaliado pelo sistema duplo-cego (blind review) com, no mínimo, dois/duas avaliadores/as, que levam em conta os critérios editoriais da Revista em suas análises. O sistema duplo-cego garante que pareceristas tenham seus nomes mantidos sob sigilo, assim como autores/as, cujos nomes serão omitidos para pareceristas no processo de avaliação. Pareceristas recomendarão a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Em caso de reformulação, autores/as reenviam os textos, que retornam aos pareceristas para avaliação final. A política editorial de Teias considera as seguintes categorias para avaliação de textos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, atualidade e adequação ao escopo editorial. A Revista Teias não cobra qualquer valor para a publicação de artigos! Conta com o apoio financeiro do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) que a edita e de maio 2022 a maio 2023, com o apoio do projeto aprovado no Edital E_48/2021- Apoio à Publicação de Periódicos Científicos e Tec. e à Infraestrutura de Editoras - 2021 da FAPERJ.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais submetidos aos números temáticos e/ou às seções em demanda contínua são avaliados por pareceristas (avaliadores/as, dois/duas no mínimo) indicados pela Comissão Editorial de Teias, garantindo-se o anonimato aos autores/as e avaliadores/as (sistema duplo cego, blind review). Em caso de avaliações discrepantes, o texto será encaminhado a um/a terceiro/a avaliador/a e, finalmente, a decisão caberá à Comissão Editorial. Cópia dos pareceres será enviada aos autores/as. Os/As autores/as de trabalhos aceitos para publicação poderão ser solicitados a efetuar reformulações e/ou revisão gramatical do texto a partir das observações contidas nos pareceres e/ou ajustar o texto ao template disponibilizado que corresponde ao padrão gráfico da Revista. A critério da Comissão Editorial, quando necessário, e face ao volume recomendado de textos e da demanda, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pelos/as avaliadores/as, de acordo com o interesse, a originalidade e a articulação do artigo com a discussão da temática proposta no número da Revista.

Periodicidade

Teias em seu formato eletrônico é publicada trimestralmente, com quatro números anuais, correspondentes a jan.-mar; abr.-jun.; jul.-set.; e out.-dez., publicados, cada um, até o segundo mês do período. Teias pode ter, ainda, uma edição especial no ano, dependendo da demanda e da emergência de novos temas.

Política de Acesso Livre

Teias oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público, o que pode proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

Nacionais:

EDUC@ - publicações online de educação

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?lang=pt

GOOGLE SCHOLAR

https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&authuser=3&user=VPXwUwMAAAAJ

SEER | Ibict - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas
http://seer.ibict.br

Portal do Conhecimento Nuclear - Portal LivRe!
http://livre.cnen.gov.br

Diadorim | Ibict - Diretório de Políticas de Acesso Aberto da Revistas Científicas Brasileiras
http://diadorim.ibict.br

INEP/BVE
http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php

Sumários ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Internacionais:

European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (ERIH PLUS)

https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info?id=490898

BASE - Bielefeld Academic Search Engine

https://www.base-search.net/Search/Results?q=dccoll:ftunierdjaneiro&refid=dctablede

EZB – Electronic Journals Library
http://ezb.uni-regensburg.de/

DRJI – Directory of Open Access Journals Indexing
http://www.drji.org/Default.aspx

Clase - CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Dirección General de Bibliotecas, UNAM
http://dgb.unam.mx

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal (México)
http://www.latindex.org

 

 

Além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema para consultas. OAI para consultas.

Fontes de Apoio

Agradecemos o apoio do Laboratório Educação & Imagem do ProPEd nesta fase inicial de implantação de Teias em formato eletrônico.