O impacto das tecnologias digitais no desenvolvimento de crianças com TEA:
um olhar materno
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90387Palavras-chave:
educação especial, família, transtorno do espectro do autismo, tecnologias digitais de informação e comunicaçãoResumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurobiológica caracterizada por desafios na interação social, comunicação e comportamento. O crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), no cotidiano dessas crianças, intensificado pela pandemia de COVID-19, torna essencial investigar seus impactos. Este estudo analisou como crianças com TEA utilizam as TDIC e a percepção de suas mães sobre esse uso. A pesquisa qualitativa foi realizada em uma clínica no interior de São Paulo, com nove crianças e suas mães. A coleta de dados adotou formulários eletrônicos, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados indicaram que as TDIC são amplamente usadas para aprendizagem e entretenimento, sendo percebidas pelas mães como facilitadoras do aprendizado. No entanto, também relataram preocupações com o uso excessivo, dificuldades na transição para outras atividades e impactos comportamentais. A análise observacional confirmou essas percepções, evidenciando padrões específicos de interação com dispositivos digitais.
Palavras-chave: educação especial; família; transtorno do espectro do autismo; tecnologias digitais de informação e comunicação.
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