Formação de professores para a educação inclusiva:
contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91307Palavras-chave:
educação inclusiva, pedagogia histórico-crítica, formação de professores, estado do conhecimentoResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar de que maneira a Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para a formação de professores, proporcionando uma abordagem crítica e inclusiva no processo de ensino-aprendizagem, capaz de lidar com a diversidade dos alunos em um contexto educacional inclusivo, por meio de uma revisão de literatura do tipo “Estado do Conhecimento”. A pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa qualitativa. Foram utilizadas as bases de dados ERIC (Education Resources Information Center) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), com a lacuna temporal de cinco anos (2020 a 2024). Como referencial teórico, a pesquisa está baseada, principalmente, em Saviani (1984; 2008; 2016; 2020; 2023); Brasil (1996; 2014); Unesco (1994); Ropoli et al. (2010); Marsiglia e Martins (2013); Eloy e Coutinho (2020). Foram encontrados cinco documentos, os quais evidenciam que a Pedagogia Histórico-Crítica oferece aportes fundamentais para a formação de professores, possibilitando uma prática pedagógica orientada por uma compreensão crítica das questões sociais, históricas e culturais que impactam a educação inclusiva.
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