Formação de professores para a educação inclusiva:

contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91307

Palavras-chave:

educação inclusiva, pedagogia histórico-crítica, formação de professores, estado do conhecimento

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar de que maneira a Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para a formação de professores, proporcionando uma abordagem crítica e inclusiva no processo de ensino-aprendizagem, capaz de lidar com a diversidade dos alunos em um contexto educacional inclusivo, por meio de uma revisão de literatura do tipo “Estado do Conhecimento”. A pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa qualitativa. Foram utilizadas as bases de dados ERIC (Education Resources Information Center) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), com a lacuna temporal de cinco anos (2020 a 2024). Como referencial teórico, a pesquisa está baseada, principalmente, em Saviani (1984; 2008; 2016; 2020; 2023); Brasil (1996; 2014); Unesco (1994); Ropoli et al. (2010); Marsiglia e Martins (2013); Eloy e Coutinho (2020). Foram encontrados cinco documentos, os quais evidenciam que a Pedagogia Histórico-Crítica oferece aportes fundamentais para a formação de professores, possibilitando uma prática pedagógica orientada por uma compreensão crítica das questões sociais, históricas e culturais que impactam a educação inclusiva.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

TEIXEIRA PINHEIRO, Isabella; LÚCIA OLIVER MARTINS, Pura; MARIA LABATUT PORTILHO, Evelise. Formação de professores para a educação inclusiva:: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91307. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91307. Acesso em: 14 out. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo