Sobre a Revista

Foco e Escopo

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação centrado nas relações com a sociedade. 

Destaca-se como uma Revista institucional plural, em virtude da pluralidade assumida como norma editorial, conforme se constata pela composição do Conselho Editorial, integrado por pesquisadores/as nacionais e internacionais.

Autoria

Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos - inéditos - encaminhados para publicação em meio eletrônico não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Do mesmo modo, autores/as deverão resguardar interstício de dois anos entre cada submissão/publicação. 

Em um mesmo número, apenas um artigo do/a autor/a (sozinho ou em coautoria) poderá ser publicado. 

Organização Editorial

Teias publica textos de pesquisas e ensaios, compondo as diferentes seções do periódico: Seção Temática, Em Pauta, Artigos, Entrevista, Elos, Ensaios e Resenhas

Organiza-se trimestralmente por seção temática, além das demais seções próprias da Revista e de artigos em demanda contínua. Definido o tema da seção, editores/as convidados/as propõem a ementa e fazem a chamada da seção, organizando-a para publicação. Nessa seção temática, aceita-se, portanto, apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto. Os trabalhos, preferencialmente, serão redigidos em português. Para trabalhos em língua estrangeira, a Revista se reserva o direito de publicar o referido artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão da Comissão Editorial e anuência do/a autor/a. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada trabalho, após apreciação prévia pela Equipe Editorial, é avaliado pelo sistema duplo-cego (blind review) com, no mínimo, dois/duas avaliadores/as, que levam em conta os critérios editoriais da Revista em suas análises. O sistema duplo-cego garante que pareceristas tenham seus nomes mantidos sob sigilo, assim como autores/as, cujos nomes serão omitidos para pareceristas no processo de avaliação. 

Pareceristas recomendarão a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Para serem aceitos, os trabalhos precisam receber dois pareceres favoráveis. Em caso de discordância entre dois pareceres, será indicado/a um/a terceiro/a parecerista. Em caso de reformulação, autores/as reenviam os textos, que retornam aos pareceristas para avaliação final. A política editorial de Teias considera as seguintes categorias para avaliação de textos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, atualidade e adequação ao escopo editorial. 

Os pareceres deverão apresentar uma avaliação crítica e sempre respeitosa dos artigos. Caso o parecer indique reformulações em um determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e/ou páginas, conforme o caso.

As/os autoras/es de trabalhos aceitos para publicação poderão ser solicitados a efetuar reformulações e/ou revisão gramatical do texto a partir das observações contidas nos pareceres e/ou ajustar o texto ao template disponibilizado que corresponde ao padrão gráfico da Revista. 

A critério da Comissão Editorial, quando necessário, e face ao volume recomendado de textos e da demanda, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pelas/os avaliadoras/es, de acordo com o interesse, a originalidade e a articulação do artigo com a discussão da temática proposta no número da Revista.

A Revista Teias não cobra qualquer valor para a publicação de artigos! Conta com o apoio do programa de Apoio à Publicação de Periódicos Científicos e Tec. e à Infraestrutura de Editoras da FAPERJ.

Mais informações sobre as submissões e diretrizes para autores devem ser consultadas em Submissões. 

Periodicidade

Teias em seu formato eletrônico é publicada trimestralmente, com quatro números anuais, correspondentes a jan.-mar; abr.-jun.; jul.-set.; e out.-dez., publicados, cada um, até o segundo mês do período. Teias pode ter, ainda, uma edição especial no ano, dependendo da demanda e da emergência de novos temas.

Política de Acesso Livre

Teias oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público, o que pode proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

Nacionais:

EDUC@ - publicações online de educação

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?lang=pt

GOOGLE SCHOLAR

https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&authuser=3&user=VPXwUwMAAAAJ

SEER | Ibict - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas
http://seer.ibict.br

Portal do Conhecimento Nuclear - Portal LivRe!
http://livre.cnen.gov.br

Diadorim | Ibict - Diretório de Políticas de Acesso Aberto da Revistas Científicas Brasileiras
http://diadorim.ibict.br

INEP/BVE
http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php

Sumários ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Internacionais:

European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (ERIH PLUS)

https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info?id=490898

BASE - Bielefeld Academic Search Engine

https://www.base-search.net/Search/Results?q=dccoll:ftunierdjaneiro&refid=dctablede

EZB – Electronic Journals Library
http://ezb.uni-regensburg.de/

DRJI – Directory of Open Access Journals Indexing
http://www.drji.org/Default.aspx

Clase - CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Dirección General de Bibliotecas, UNAM
http://dgb.unam.mx

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal (México)
http://www.latindex.org

 

 

Além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema para consultas. OAI para consultas.

Fontes de Apoio

Agradecemos o apoio do Laboratório Educação & Imagem do ProPEd nesta fase inicial de implantação de Teias em formato eletrônico.