Discurso de si:
integração das tecnologias em práticas pedagógicas inovadoras
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84451Palavras-chave:
tecnologias digitais, práticas pedagógicas, discurso de siResumo
Este texto é composto por memórias de uma professora-pesquisadora de uma instituição de nível superior, refletindo sobre a integração das tecnologias digitais em práticas pedagógicas inovadoras, em suas ações de docência, extensão e pesquisa, no período de 1996 a 2016, início da atividade docente e aposentadoria. Esse processo foi norteado por princípios educacionais assertivos, que deslocaram o foco das práticas centradas no ensino para aquelas centradas na aprendizagem, resultando em mudanças significativas nos processos de ensinar e aprender. Ancorada nessas memórias, foi possível matizar alguns entrecruzamentos relevantes no exercício da docência e nas práticas de pesquisa e de extensão, particularmente no contexto de formação docente em pedagogia e no programa de pós-graduação stricto sensu em educação. A partir dessas memórias, foi elaborado um discurso de si, fundamentado em noções de Michel Foucault sobre formação discursiva, discurso e enunciados. Essas noções evidenciam seu lugar de fala, enraizado em outros que reconhecem o potencial das tecnologias digitais como dispositivos e artefatos inovadores nas práticas pedagógicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.