Signos das surdosingularidades na tarefa educativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91299Palavras-chave:
educação de surdos, inclusão escolar, surdosingularidades, ensino médioResumo
O presente trabalho analisa os signos produzidos por Surdosingularidades na tarefa educativa, a partir de uma pesquisa de análise cartográfica com base nos Estudos Surdos, Estudos Culturais em Educação e Filosofia. O recorte da pesquisa aqui apresentada atenta para as práticas pedagógicas e os processos de inclusão escolar de estudantes surdos no Ensino Médio, realizada em uma escola especial para Surdos da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. Em vista de uma perspectiva metodológica cartográfica, foram produzidas cenas escolares, registradas em Diário de Campo, e que mobilizam um olhar atento para as tensões e potências nos encontros entre língua, conteúdo escolar e modos de ser surdo. Na educação para a diferença, compreende-se a prática docente como um movimento atento às singularidades, às pequenas ações e aos sinais do cotidiano escolar, elementos essenciais sob a perspectiva da pesquisa cartográfica. A análise cartográfica, identifica os signos que emergem de tema como o Sistema Esquelético, destacando os desafios linguísticos e os efeitos de práticas capacitistas. A partir do estudo produzido, destaca-se a conformação de um espaço plural, onde diferentes possibilidades de desenvolvimento acontecem e onde irrompem processos de incorrigibilidade e de desobediência, pois o conhecimento é significado a partir de uma pluralidade de formas de interação, constituição de saberes e de mobilização das estratégias pedagógicas.
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