Formação pedagógica interseccional para a educação:

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.90997

Palavras-chave:

educação inclusiva, interseccionalidade, capacitismo, formação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como as abordagens e práticas pedagógicas interseccionais podem contribuir para um ensino mais inclusivo e diversificado na Educação Básica brasileira. Como metodologia, realizamos uma revisão integrativa da literatura, acessando o banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2020 e 2024. Os resultados indicam que a interseccionalidade é uma categoria de análise essencial para compreender as barreiras estruturais que dificultam a inclusão escolar, como capacitismo, racismo e desigualdade de gênero. Além disso, apesar dos avanços em legislações e políticas públicas, docentes relatam carências em suas formações, o que dificulta a aplicação de metodologias inclusivas em suas aulas. Como considerações finais, o artigo destaca a necessidade de incluir abordagens interseccionais na formação continuada de docentes, com experiências colaborativas e tecnologias assistivas para fortalecer o ensino inclusivo, promovendo um ambiente educacional mais acessível e acolhedor para todas as pessoas.

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

POLICARPO MACIEL, Vanessa; DAUDT DA ROCHA, Luciano. Formação pedagógica interseccional para a educação:: uma revisão integrativa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.90997. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/90997. Acesso em: 23 set. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo