Formação pedagógica interseccional para a educação:
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90997Palavras-chave:
educação inclusiva, interseccionalidade, capacitismo, formação de professoresResumo
Este artigo tem por objetivo analisar como as abordagens e práticas pedagógicas interseccionais podem contribuir para um ensino mais inclusivo e diversificado na Educação Básica brasileira. Como metodologia, realizamos uma revisão integrativa da literatura, acessando o banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2020 e 2024. Os resultados indicam que a interseccionalidade é uma categoria de análise essencial para compreender as barreiras estruturais que dificultam a inclusão escolar, como capacitismo, racismo e desigualdade de gênero. Além disso, apesar dos avanços em legislações e políticas públicas, docentes relatam carências em suas formações, o que dificulta a aplicação de metodologias inclusivas em suas aulas. Como considerações finais, o artigo destaca a necessidade de incluir abordagens interseccionais na formação continuada de docentes, com experiências colaborativas e tecnologias assistivas para fortalecer o ensino inclusivo, promovendo um ambiente educacional mais acessível e acolhedor para todas as pessoas.
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