Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 82 (2025): Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo
v. 26 n. 82 (2025): Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo
Publicado:
14-08-2025
Editorial
Editorial
Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.93398
Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo
Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo
Annie Gomes Redig, Cristina Angélica de Aquino de Carvalho Mascaro, Joab Grana Reis
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.93399
Políticas de avaliação de aprendizagem no Brasil:
impactos da transferência de políticas internacionais na educação especial e inclusiva
Arthur Caldeira Silva Leão, Ana Paula Silva Cantarelli Branco, Ludmila Andrzejewski Culpi
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91323
As políticas de educação em tempo integral e inclusiva:
entrevista com a Senadora Teresa Leitão
Amanda Santana Gomes-Silva, Enicéia Gonçalves Mendes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91120
Estratégias dialógicas na formação de pedagogas para a educação especial na perspectiva inclusiva:
um inédito viável
Tatiana Cristina Vasconcelos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91343
Processo formativo como espaço de planejamento e (re)significações das práticas pedagógicas:
o fazer docente junto de alunos autistas
Angela Karina Martins, Daniela Leal
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91334
Formação continuada em educação especial:
perspectivas colaborativas para a inclusão escolar em Sergipe
Rosana Carla do Nascimento Givigi, Erica Daiane Ferreira Camargo, Giovanna Santos da Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91312
Formação de professores para a educação inclusiva:
contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica
Isabella Teixeira Pinheiro, Pura Lúcia Oliver Martins, Evelise Portilho
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91307
Formação nos contextos de ensino:
uma revisão sistemática sobre a Aprendizagem Cooperativa
Marília Carollyne Soares de Amorim, Maria da Piedade Resende da Costa, Gerusa Ferreira Lourenço
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91081
Formação pedagógica interseccional para a educação:
uma revisão integrativa
Vanessa Policarpo Maciel, Luciano Daudt da Rocha
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90997
O trabalho pedagógico inclusivo na educação infantil:
o que dizem os professores?
Maria Eduarda Capistrano da Câmara, Adriane Cenci, Blenda Carine Dantas de Medeiros
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91368
Práticas educativas e representações sociais no AEE:
sentidos construídos por professores e mediadores
Aliana Montalvão, Felipe Triani
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91330
Judicialização da educação especial:
mapeamento da figura do profissional de apoio escolar
Jamila Galdino Prochaska Lemos, Raquel Fröhlich
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91344
Do professor ao educador do AEE:
precarização do trabalho e práxis na educação inclusiva
Estêvão Barbosa dos Santos, Marion Machado Cunha
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91069
Atuação de profissionais de apoio escolar com crianças com necessidades complexas de comunicação
Maria Leandra de Siqueira Ferreira , Munique Massaro
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91298
Análise de práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado e da sala comum em duas escolas de educação infantil brasileiras
Keli dos Santos Guadagnino, Jáima Pinheiro de Oliveira, Aila Narene Dahwache Criado Rocha
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91262
Avanços teóricos no Desenho Universal para Aprendizagem:
rumo às práticas pedagógicas inclusivas
Fabiana Silva Soares Vieira, Elizabete Cristina Costa-Renders
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91144
O brincar acessível:
entrecruzamento entre educação especial e educação infantil
Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Theresinha Guimarães Miranda
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91141
O impacto das tecnologias digitais no desenvolvimento de crianças com TEA:
um olhar materno
Débora Campanhaã, Ketilin Mayra Pedro
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90387
Deficiência intelectual:
refletindo sobre a mediação na equiparação de oportunidades de acesso ao conhecimento
Graziele Falcão Bueno Guimarães, Elizângela do Nascimento Cardoso Barbosa, Josiléia Curty de Oliveira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91325
Coleção didática de animais taxidermizados como ferramenta acessível no ensino a alunos surdos
Mariana Mendes, Samantha Camargo Daroque, Israel Ferreira Bezerra Sousa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91284
Signos das surdosingularidades na tarefa educativa
Franciele Torani de Camargo, Graciele Marjana Kraemer
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91299
Cartografia do encontro com um estudante cego:
uma desnaturalização do termo deficiência e do projeto de cidade visual
Anelice Ribetto, Debora de Souza Santos Madeira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91260
Plano Educacional Individualizado:
um olhar em defesa da ação pedagógica
João Pedro Crevonis Galego, Adriana Pinnow Nunes Cordeiro, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91243
¿Y después de la escuela? Apoyos para la transición a la vida adulta
un análisis desde las prácticas en la educación especial
Paula Rubiolo
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91320
Intersetorialidade e direito à educação da pessoa com deficiência
Regina Célia Linhares Hostins, Adriana Cristina Fanton Mantovani
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91245
Novos olhares sobre inclusão:
um olhar para nós mesmos
Yasmim Ladirce Silva de Souza, Carolinne Septimo Limeira, Letícia Carneiro da Conceição
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91198
Artigos de Demanda Contínua
Despertando a consciência visual de uma criança com baixa visão e paralisia cerebral
Flavia Daniela dos Santos Moreira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84217
O TDAH infantil na visão psicopedagógica:
um estudo sobre definições e impactos na aprendizagem
Samilly Danielly de Resende, Suzi Maria Nunes Cordeiro
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83343
Transtorno do espectro autista e as práticas baseadas em evidências:
o conhecimento do professor de educação infantil em questão
Isabelle Borges Bastos Toledo dos Santos, Silvia Brilhante Guimarães
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83655
Kim Jiyoung, nascida em 1982:
onda coreana, apropriações de professoras e criação de currículos não sexistas
Maria da Conceição Silva Soares, Bianca de Menezes Castro da Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83452
Grafias de pedagogo ribeirinho:
narrativas e práticas formativas em territórios do campo amazônico
Francisauro Fernandes da Costa, Heloisa da Silva Borges
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82976
A vida escolar de adolescentes refugiados(as) e migrantes:
um olhar pedagógico
Dinalva Souza Ferreira Oiveira, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.81387
Ingresso na licenciatura em educação do campo:
as mulheres do campo enfrentam mais obstáculos?
Aline Mendes Bernardes-Santos, Danilo Seithi Kato, Francisco Ângelo Coutinho
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83311
Políticas de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu:
uma revisão sistemática
Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Vilmaria Gonçalves da Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84108
Relações entre as estruturas curriculares dos cursos de licenciatura em educação física e a educação física escolar
Bruno Viviani dos Santos, Pedro Humberto Faria Campos, Rita de Cássia Pereira Lima
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84286
A área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio no contexto da BNCC:
análise à luz da pedagogia histórico-crítica
Gustavo da Silva Costa, Eliane Maria Vani Ortega
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84444
Um estudo de caso sobre evasão e a sua relação com a forma de acesso ao ensino técnico integrado
Guilherme da Silva Lima, Alice Dias Camargo Maciel
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84399
O materialismo histórico-dialético nas pesquisas na área de educação no estado do Amazonas
Silvane Mascarenhas de Almeida, Ronilda Rodrigues Couto da Silva, Fabiane Maia Garcia
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84550
Arqueogenealogia como ferramenta metodológica para pesquisas em currículo
Amarildo Inácio dos Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84608
Discurso de si:
integração das tecnologias em práticas pedagógicas inovadoras
Maria Neide Sobral
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84451
Políticas para a formação de professores e a influência do Instituto Millenium:
uma análise dos conteúdos de podcasts
Gabriel Anderson Calixto Oliveira, Jani Alves da Silva Moreira, Marina Silveira Bonacazata Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84635
Ensaios
O papel da educação escolar na adesão à democracia
Kimi Tomizaki
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.87801
Entrevista
A pedagogia raciovitalista e a didática sensível de Cristina d’Ávila
José Marcos Ernesto Santana de França
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84397
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários