Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 81 (2025): Infância e juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes
v. 26 n. 81 (2025): Infância e juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes
Publicado:
09-07-2025
Editorial
Editorial
Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.92783
Infância e Juventude: temas e metodologias emergentes/insurgentes
Infância e juventude:
temas e metodologias emergentes/insurgentes
Fabiana de Amorim Marcello, Dilton Ribeiro Couto Junior, Rita Ribes Pereira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.92818
Crias, moleques e infâncias pretas novas:
entrevista com o historiador Júlio Cesar Medeiros da Silva Pereira
Isabela Moreira de Araujo Abreu Silveira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91682
"Escola, não atire":
guerra às drogas e violência de Estado no governo das infâncias negras
Diego dos Santos Reis
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90439
O ver/ouvir/sentir a partir do brincar com crianças terena no espaço urbano
Daniele Gonçalves Colman, Carlos Magno Naglis Vieira, Levi Marques Pereira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90330
Caminhar com as crianças:
exercício de liberdade ao encontro do território artístico-cultural da periferia paulistana
Laís Vilela Gomes, Luciana Esmeralda Ostetto
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90262
(Foto)grafias infantis do cotidiano:
o zoom crianceiro que resiste
Manuela Ribeiro, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90406
“Se levar [celular], já era!”:
a ressignificação dos celulares na educação infantil
Fabrini Goularte, Felipe Carvalho
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90368
A (in)visibilidade das crianças atuantes na era digital nas produções científicas
Bruna Santana de Oliveira, Simone Lucena
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.89699
O teatro na construção da cidadania:
a formação da primeira infância na cidade de Bologna
Camila Gomes Arellaro Caetano, Ana Maria Saul
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90325
Construção identitária de crianças:
reconhecimento de si e do outro no contexto intercultural e imigratório nas escolas da rede municipal de Boa Vista-RR
Leila Adriana Baptaglin, Floralice Barreto Oliveira, Gabrielle Oliveira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.89431
Os espaços escolares da educação infantil e no ensino fundamental:
o olhar das crianças
Fernanda Theodoro Roveri, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Elvira Cristina Martins Tassoni
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90405
Infância tutelada, confinada e controlada:
onde fica o acolhimento?
Eliane Dominico, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Aliandra Cristina Mesomo Lira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.89417
A pedagogia jurídica e os conflitos familiares:
abordagens pedagógicas de litígios parentais envolvendo crianças e adolescentes
Ana Paula Villar Galo, José Leonardo Rolim de Lima Severo
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90322
A produção de filmes-ensaio:
um processo (des)formativo
Soymara Emilião, Sylvio Pinel, Kelly Perdiz
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.89423
Escritas de vida, costura de sonhos:
interseccionalidade e subjetividades juvenis em diálogo com a sociologia
Elisângela da Silva Santos, Rubens Arley de Almeida Junior, Gabriela Mariah Nascimento de Souza
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90290
Para confluir é preciso parar de refluir:
poemando slam, confluindo vida
Karla Conceição Rosa da Luz, Karine Ribas Pereira, Elisandro Rodrigues
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90397
Refletindo sobre as vivências escolares de jovens quilombolas a partir da Lei n. 10.639/2003
Gilma Souza Oliveira, José Francisco dos Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.89819
"Esquerdomacho também tem sentimento":
masculinidade, juventude e diferença no movimento estudantil contemporâneo
Leandro Teofilo de Brito
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90440
Aprendendo a escutar:
narrativas orais de mulheres
Tatiane de Oliveira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90277
Insurgência das jovens egressas no ensino integrado:
o curso em Agroindústria do IFSP
Adriana Cruz da Silva, Cathia Alves, Rodrigo Palucci Pantoni
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.90428
Artigos de Demanda Contínua
Conteúdos audiovisuais e a educação infantil:
luz, câmera e formação com a linguagem matemática
Rebeca Souza de Miranda, Klinger Teodoro Ciríaco
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83141
Resiliência em tela:
o cotidiano pedagógico a partir da série Segunda Chamada
Robéria Nádia Araújo Nascimento, Thatiane Oliveira do Nascimento
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82124
Educação midiática no combate à desinformação:
percepções e proposições de ação dos professores
Késsia Mileny de Paulo Moura, Luciana Silva Palmeira, Samantha Morais de Oliveira Sousa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83022
Jogo cama de gato:
possível relação com a educação física de frestas e encruzilhadas
Igor de Souza R. Rezende, Marcelo Paraiso Alves, Iris Braga Aguiar de Freitas
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82704
Educação, questão social e intersetorialidade:
uma abordagem sob a perspectiva neoliberal
Luciene Araújo, Gilcélia Góis, Savana Tomaz
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83356
Uma didática para o ensino da luta marajoara no ensino médio
Renan Santos Furtado, Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Rogério Gonçalves de Freitas
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82832
Classes hospitalares em Maceió-AL
qual a realidade de crianças e adolescentes hospitalizados?
Renata Souza de Lima, Edna Cristina do Prado, Lana Lisiêr de Lima Palmeira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82642
Educação em direitos humanos no ensino técnico integrado
uma análise de cursos do Instituto Federal de Goiás
Celso Lucas Fernandes Oliveira, Paula Renata Almeida Lima
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82965
Estratégias de sobrevivência de sujeitos LGBTS ante a escola heteronormativa
Welma Cristina Barbosa Mafra, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Rogério Luís Pereira Mafra
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83116
Soledad Acosta de Samper e a genealogia de uma educação latina feminista decolonial
Adriane Raquel Santana de Lima
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83991
Decolonialidade e interculturalidade na educação física escolar:
aprendizagens possíveis
Karoline Hachler Ricardo, Lisandra Oliveira e Silva, Elisandro Schultz Wittizorecki
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82544
Narrativas da educação não formal:
o papel transformador do educador social na construção da cidadania
Angélica Ricardo dos Santos Pereira, Elaine Conte, Raquel Amélia dos Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82629
Afeto no ensino de filosofia:
um caminhar pedagógico afrorreferenciado
Joseane de Mendonça Vasques
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83404
As práticas colaborativas no exercício da docência:
uma análise qualitativa no município de Cordilheira Alta/SC
Amanda Pederssetti, Anatel Aparecida Fávero, Patrícia Graff
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83827
Políticas de formação docente continuada:
narrativas de professoras no período pandêmico
Gisele Adriana Bassi, Adair Mendes Nacarato
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.83085
Elos
Práticas inovadoras no ensino superior público de São Paulo, Brasil
Marciana Cordoba, Claudia Maria de Lima, Alder Pérez Córdoba
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84618
Ensaios
Práticas educativas em educação profissional e tecnológica:
sobre conceitos e suas implicações na ação educativa
Rodrigo Alves dos Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.85262
Resenhas
O centenário Edgar Morin:
como as experiências moldaram o seu pensamento
Valtair José Paulo da Silva, Flávia Diniz Roldão
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.82640
Erratas
Errata:
O surgimento do jardim de infância no Maranhão: do privado ao público, dos ricos aos pobres
Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.92782
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários