Formação continuada em educação especial:
perspectivas colaborativas para a inclusão escolar em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.91312Palavras-chave:
educação especial, formação continuada, trabalho colaborativoResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender as contribuições do trabalho colaborativo na formação continuada de professores em Educação Especial do estado de Sergipe. Buscou-se analisar como práticas formativas colaborativas podem contribuir para a consolidação de uma educação inclusiva nas escolas públicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação colaborativo-crítica, realizada com 327 professores da rede estadual de ensino, participantes da formação continuada desenvolvida. Os dados foram coletados por meio de diários de campo e analisados qualitativamente. Os resultados revelam fragilidades na articulação entre os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula comum, além da predominância de práticas pedagógicas isoladas. A formação possibilitou aos professores ressignificarem suas concepções, ampliarem o repertório metodológico e reconhecerem a inclusão como responsabilidade coletiva. Conclui-se que formações continuadas estruturadas em abordagens críticas e colaborativas fortalecem o engajamento dos profissionais da educação com a diversidade e promovem a adoção de práticas inclusivas.
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