Formação continuada em educação especial:

perspectivas colaborativas para a inclusão escolar em Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.91312

Palavras-chave:

educação especial, formação continuada, trabalho colaborativo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as contribuições do trabalho colaborativo na formação continuada de professores em Educação Especial do estado de Sergipe. Buscou-se analisar como práticas formativas colaborativas podem contribuir para a consolidação de uma educação inclusiva nas escolas públicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação colaborativo-crítica, realizada com 327 professores da rede estadual de ensino, participantes da formação continuada desenvolvida. Os dados foram coletados por meio de diários de campo e analisados qualitativamente. Os resultados revelam fragilidades na articulação entre os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula comum, além da predominância de práticas pedagógicas isoladas. A formação possibilitou aos professores ressignificarem suas concepções, ampliarem o repertório metodológico e reconhecerem a inclusão como responsabilidade coletiva. Conclui-se que formações continuadas estruturadas em abordagens críticas e colaborativas fortalecem o engajamento dos profissionais da educação com a diversidade e promovem a adoção de práticas inclusivas.

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Publicado

14-08-2025

Como Citar

CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI, Rosana; DAIANE FERREIRA CAMARGO, Erica; SANTOS DA SILVA, Giovanna. Formação continuada em educação especial:: perspectivas colaborativas para a inclusão escolar em Sergipe. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.91312. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/91312. Acesso em: 2 out. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo