Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.93399Palavras-chave:
educação inclusiva, público da educação especial, possibilidades pedagógicas, contexto contemporâneoResumo
O artigo propõe analisar o papel da Educação Especial no contexto educacional contemporâneo, destacando sua importância para a promoção de uma educação inclusiva no país. São abordados os desafios enfrentados da implementação nas escolas do ensino comum, as contribuições das políticas públicas, a formação docente e a construção de práticas pedagógicas que contemplem a diversidade e diferenças humanas. Para isso, realizamos uma discussão teórica a partir dos pontos destacados no objetivo do estudo, utilizando como procedimento metodológico a revisão bibliográfica. Destacamos o cenário da evolução histórico da Educação de estudantes público da Educação Especial, bem como as implicações escolares relacionadas às práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção pautada no modelo médico/biológico. Ademais, apontamos os avanços na legislação brasileira, fundamentada no modelo social da deficiência nos direitos humanos, os desafios no contexto contemporâneo da materialização dos suportes educacionais e a superação das barreiras — ambientais, atitudinais, pedagógicas e comunicacionais — que ainda permeiam diversas realidades escolares no país. Avançamos também em experiências e estratégias como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), Plano Educacional Individual (PEI), Plano Individualizado de Transição (PIT) entre outras possibilidades. Concluímos ressaltando da importância de ampliar as pesquisas que abordem práticas pedagógicas exitosas, de modo a subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas que incentivem a inclusão escolar e social de estudantes público da Educação Especial (PEE).
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