Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.93399

Palavras-chave:

educação inclusiva, público da educação especial, possibilidades pedagógicas, contexto contemporâneo

Resumo

O artigo propõe analisar o papel da Educação Especial no contexto educacional contemporâneo, destacando sua importância para a promoção de uma educação inclusiva no país. São abordados os desafios enfrentados da implementação nas escolas do ensino comum, as contribuições das políticas públicas, a formação docente e a construção de práticas pedagógicas que contemplem a diversidade e diferenças humanas. Para isso, realizamos uma discussão teórica a partir dos pontos destacados no objetivo do estudo, utilizando como procedimento metodológico a revisão bibliográfica. Destacamos o cenário da evolução histórico da Educação de estudantes público da Educação Especial, bem como as implicações escolares relacionadas às práticas pedagógicas alicerçadas em uma concepção pautada no modelo médico/biológico. Ademais, apontamos os avanços na legislação brasileira, fundamentada no modelo social da deficiência nos direitos humanos, os desafios no contexto contemporâneo da materialização dos suportes educacionais e a superação das barreiras — ambientais, atitudinais, pedagógicas e comunicacionais — que ainda permeiam diversas realidades escolares no país. Avançamos também em experiências e estratégias como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), Plano Educacional Individual (PEI), Plano Individualizado de Transição (PIT) entre outras possibilidades. Concluímos ressaltando da importância de ampliar as pesquisas que abordem práticas pedagógicas exitosas, de modo a subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas que incentivem a inclusão escolar e social de estudantes público da Educação Especial (PEE).

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

GOMES REDIG, Annie; DE AQUINO DE CARVALHO MASCARO, Cristina Angélica; GRANA REIS, Joab. Educação especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 82, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.93399. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/93399. Acesso em: 23 set. 2025.

Edição

Seção

Educação Especial e seu papel no cenário educacional contemporâneo